Pós-graduação

Exame de Qualificação

Solicitação de Exame de Qualificação no SIGA – DAC

Atenção: Verifique junto ao catálogo de seu ano de ingresso se as recomendações para o Exame de Qualificação foram cumpridas.

Catálogos: 2020, 2019, 20182017201620152014201320122011

Procedimentos

ATENÇÃO: Recomendamos que se utilizem dos seguintes critérios com relação aos horários de Exames:

Período da Manhã: os exames de mestrado/doutorado deverão finalizar até às 12h

Período da Tarde:  os exames de mestrado/doutorado deverão ter início a partir das 13h e fim às 17h.

 

Realização remota dos exames durante o período de suspensão das atividades presenciais (ainda sem data prevista de retorno)

Todos os procedimentos normalmente adotados no agendamento das qualificações ainda são aplicáveis.

Para viabilizar a apresentação do trabalho de modo virtual, após a aprovação pelas coordenações dos programas da solicitação de exame (encaminhada via SIGA), a secretaria de pós-graduação envia os convites para ingresso no evento criado na plataforma Google Meet a todos os participantes (discente, orientador e demais membros titulares), com uma semana de antecedência da data agendada.

 

Atenção:

Para a composição da banca de Exame de Qualificação recomendamos que, prioritariamente, sejam convidados docentes internos, pois os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes não preveem o pagamento de ajudas de custo a membros externos para participação em Bancas de Qualificação.

Caso ocorra a participação de docentes externos, será necessário o preenchimento do “Formulário de Docentes Externos” (DISPONÍVEL AQUI), tanto para titulares quanto para suplentes, o qual deverá ser enviado à secretaria através de uma das opções abaixo:

  1. na página de cadastro acadêmico no SIGA, utilizando-se da caixa azul apresentada no canto superior direito da tela (“Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”) ou
  2. enviar os formulários para o e-mail defesaia (arroba) unicamp (ponto) br.

O arquivo deverá estar em formato PDF.

Como alternativa, também é possível solicitar o cadastro de colaboradores externos selecionando a opção Solicitar Inclusão de Novo Membro, apresentada na página de preenchimento do pedido de qualificação e de composição de banca examinadora, no SIGA.

 

Após a confirmação da disponibilidade dos membros para a composição da banca de seu exame (três titulares e dois suplentes), com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência da data da Qualificação, o aluno deverá solicitar o exame no sistema SIGA conforme TUTORIAL (clique aqui).

O upload do arquivo em PDF do Relatório de Qualificação deverá ser feito no SIGA. Após a aprovação do pedido de exame, a secretaria de pós-graduação se encarregará de enviar aos membros da banca as cartas-convite, nas quais é registrado um link para download do trabalho.

Caso o estudante ou o orientador verifique a necessidade de relatórios impressos, providencie 5 (cinco) exemplares do Relatório de Qualificação tanto para o mestrado quanto para o doutorado. Esses exemplares deverão ser entregues pelos alunos diretamente aos docentes da Comissão Julgadora. Os exemplares destinados a docentes do IA poderão ser deixados em seus escaninhos nos departamentos (a secretaria da CPG não fará envio e entrega de relatórios a docentes).

Modelo do Relatório de Qualificação: DISPONÍVEL AQUI

 

Declaração de Ética

Antes de iniciar o preenchimento do pedido de qualificação, os discentes já devem ter informado a opção de declaração de ética aplicável aos seus projetos de pesquisa no SIGA, acessando o menu superior Vida Acadêmica e a opção Visualizar Dados do Dissertações/Teses. No canto superior direito da tela retornada pelo sistema, será possível visualizar uma notificação na cor azul, com o texto “Gostaria de preencher sua declaração de opções de autorizações éticas?“, que deverá ser selecionada pelo estudante.

Mais informações acerca das autorizações éticas estão dispostas na página de Pesquisa e Extensão do site do IA (CLIQUE AQUI).

 

Dúvidas relacionadas a este assunto poderão ser esclarecidas pelo Thomas (19) 3521-7983 ou pelo e-mail thomasgt (arroba) unicamp (ponto) br