Defesas

A defesa em sessão pública da dissertação ou tese pelo estudante, perante uma Comissão Examinadora presidida por seu orientador, é uma das exigências finais à obtenção do título de Mestre ou Doutor.

 

Normas aplicáveis: Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da Unicamp – artigos 37, 38, 40, 41, 42 e 43 

  • Requisitos para agendamento
    1. Ter demonstrado aptidão em línguas estrangeiras conforme critérios previstos no catálogo do curso;
    2. Cumprir a quantidade mínima de créditos obrigatórios e eletivos exigidos pelo Programa de Pós-Graduação;
    3. Aprovação no Exame de Qualificação;
    4. Liberação do pedido de agendamento somente após o decurso da duração mínima do curso (também fixada em catálogo);
    5.  Apresentar à CPG/IA, no ato do envio do requerimento de agendamento da defesa, o Relatório de Verificação de Escrita Original, gerado pelo software de verificação de similaridade textual disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp-SBU, em conformidade com o índice de similaridade definido pela CPG/IA, conforme Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023. Veja o procedimento para gerar o relatório logo abaixo.
    6. Envio do pedido deve ser realizado no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA com uma antecedência mínima de 50 dias da data acordada com os membros da banca de defesa.
  • Regras para composição da Comissão Examinadora
    • Mestrado: três membros titulares (orientador e mais dois docentes) e dois membros suplentes, totalizando cinco participantes. É necessário que, ao menos, um membro titular e um membro suplente sejam externos ao Instituto de Artes;
    • Doutorado: cinco membros titulares (orientador e mais quatro docentes) e três membros suplentes, totalizando oito participantes. Exige-se que, ao menos, dois membros titulares e dois membros suplentes sejam externos à Unicamp;
    • Atenção: o estudante e o orientador são responsáveis por contatar possíveis convidados para participar da atividade, não havendo intermediação da secretaria de pós-graduação;
    • Importante: consultar a Instrução Normativa PRPG Nº 01/2021 para orientações sobre composição das bancas examinadoras, especificamente quanto ao tipo de atuação dos membros (interno ou externo);
  • Horários de realização das defesas nas salas da CPG
    • Início das bancas do período da manha:       9h00 (até as 13h00)
    • Início das bancas do período da tarde:        13h30 (até as 17h00)
Para utilização de outras salas, entrar em contato e reservar com o departamento responsável
Procedimento para Obtenção do Relatório de Verificação de Escrita Original

Após a conclusão da elaboração da versão da dissertação/tese a ser submetida para a sessão pública da defesa, com anuência do orientador, o estudante deverá submeter o trabalho para a verificação de escrita através do software de verificação de escrita original disponibilizado pela Unicamp.

Os índices de semelhança obtidos no Relatório de Verificação de Escrita Original não deverão ultrapassar 25% do conteúdo geral do trabalho. Saiba mais consultando a Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023 e a Instrução Normativa CCPG nº003/2021.

A verificação da versão do trabalho para agendamento da defesa será efetuada pela Biblioteca do Instituto de Artes, mediante submissão do trabalho pelo estudante na INTRANET/IA. Segue o procedimento:

  1. Acessar a Intranet/IA e clicar em “Minha Defesa”, localizado no quadro “Comissão de Pós-Graduação”;
  2. No Menu, clicar no ícone “1 Defesa” e ler as instruções disponibilizadas na página;
  3. No 1º passo, clicar no botão “Enviar tese para análise”. Observe que a Biblioteca/IA disponibiliza o prazo de até 3 dias úteis. Considere este prazo para ter a documentação pronta para submeter o pedido de agendamento de defesa no SIGA, no prazo de 50 dias antecedentes à data de realização da banca.
  4. Incluir a dissertação/tese nos respectivos campos para upload dos arquivos em formato Texto (DOCX), sendo necessário dividir o trabalho em duas partes: o 1º arquivo contendo as páginas da Capa até o Sumário; o 2º arquivo contendo o texto da dissertação/tese, sem os elementos pré-textuais e a bibliografia. Preencha os campos de Comentários se necessário e clique no botão “Enviar”.
  5. Aguarde a notificação da Biblioteca/IA que irá incluir o Relatório de Verificação de Escrita Original no mesmo módulo na Intranet/IA.
  6. Verifique o resultado do relatório junto do seu orientador e, estando em conformidade com o índice de similaridade estabelecido pela CPG IA, preencha o Anexo I da Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023 – Termo de Responsabilidade. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.
  7. Colha a assinatura do orientador no presente termo e inclua o documento na Intranet/IA, clicando em “Enviar”.
  8. Pronto, seu Relatório de Verificação de Escrita Original e o Termo de Responsabilidade foram enviados para a CPG/IA. Paralelamente, submeter o pedido de agendamento da defesa via SIGA/DAC, dentro do prazo de 50 dias de antecedência à realização da banca. Verifique logo abaixo o procedimento.

Nota: Caso o trabalho ultrapasse o índice de similaridade permitido pela CPG/IA, verifique junto do seu orientador se correções serão necessárias de acordo com os itens iluminados no Relatório de Verificação de Escrita Original.

Procedimentos para envio do pedido de Defesa (via SIGA)
  1. Após ter obtido o Relatório de Verificação de Escrita Original sobre a Dissertação/Tese e ter submetido na INTRANET/IA a Declaração de submissão da dissertação/tese à verificação de escrita original e índice de similaridade para agendamento da Defesa de dissertação/tese (ANEXO I da Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023) e obter a confirmação de participação de todos os membros, caso tenham sido convidados docentes/pesquisadores não vinculados à Unicamp, o discente deverá solicitar a todos os membros externos o preenchimento do Formulário de Docentes Externos e, em seguida, encaminhar o documento à secretaria (via e-mail defesaia@unicamp.br), para fins de atualização de dados cadastrais no SIGA.
      • Também é possível solicitar o cadastro dos colaboradores externos selecionando a opção Solicitar Inclusão de Novo Membro, apresentada na página de preenchimento do pedido de defesa no SIGA
      • Os pedidos de diárias e/ou passagens aéreas de colaboradores externos que residem fora da Região Metropolitana de Campinas e que atuarão de modo presencial na sessão de defesa também deverão ser enviados à secretaria, juntamente com o formulário preenchido;
        • Atenção: a hipótese de pagamento a colaboradores externos não está sendo prevista pelo PPG-Multimeios, considerando a possibilidade de participação dos professores por videoconferência;

  2. Acessar a opção de solicitação de defesa no SIGA, pelo menu superior Vida Acadêmica e a opção Visualizar Dados de Dissertações/Teses, vide tutorial da DAC;


  3. Preencher os dados do requerimento e submetê-lo com uma antecedência mínima de 50 dias da data combinada com os membros da banca, atentando-se aos seguintes pontos:
      • A versão digital do trabalho (já verificada no Software de Verificação de Escrita Original) deverá ser anexada sob um arquivo único no formato .PDF;
      • Bolsistas deverão informar os dados do órgão financiador e da vigência do benefício no campo Agência de Fomento;
      • Confirmar a disponibilidade e reservar a sala com o departamento responsável por ela;

  4. Em seguida, a solicitação será analisada pela coordenação do programa, orientador do estudante e coordenação geral de pós-graduação do instituto;


  5. Após a autorização do pedido, a secretaria encaminhará as cartas-convite contendo o link de download do trabalho aos membros da comissão examinadora e compartilhará o evento virtual de defesa criado na plataforma Google Agenda com todos os participantes.

Pedido de Auxílio para membros externos da banca

Os pedidos de diárias e/ou passagens aéreas de colaboradores externos que residem fora da Região Metropolitana de Campinas e que atuarão de modo presencial na sessão de defesa deverão ser enviados à secretaria (defesaia@unicamp.br), juntamente com o Formulário de pedido para analise da coordenação do programa com os mesmos 50 dias de antecedência da data da banca;

    • Atenção: a hipótese de pagamento a colaboradores externos não está sendo prevista pelo PPG-Multimeios, considerando a possibilidade de participação dos professores por videoconferência;

Procedimentos Pós-defesa

Após a defesa, consultar o link

Arquivos e links relacionados


Contato para dúvidas: secretaria de pós-graduação (Gisele), pelo e-mail defesaia@unicamp.br ou telefone (19) 3521-6587