Em um mundo no qual a comunicação visual é de extrema importância, tem sido cada vez mais requisitado um profissional preparado para articular as necessidades de comunicação em uma linguagem visual coerente. Pensando nessa necessidade, o curso pretende capacitar profissionais das áreas de comunicação e artes para atuar na área de design gráfico. Serão propostas, vivências e abordagens teóricas nas áreas fundamentais para a atuação do designer gráfico: Identidade Visual; Projeto Editorial e Novas Mídias.
Este curso oferece respaldo aos interessados em atuar como desenvolvedores, pesquisadores e docentes na área do jogos, tendo como foco o entendimento destes como partes integrantes da cultura contemporânea e do cenário artístico atual.
Serão apresentados conceitos fundamentais às discussões dos videogames vistos como expressões culturais e artísticas. Através de videoaulas explanativas, leituras recomendadas, entrevistas com especialistas, exercícios reflexivos e discussões em grupo, serão transmitidos conhecimentos com o intuito de iniciar os interessados no tema ou mesmo enriquecer o repertório daqueles que já atuam na área. Embora este curso seja fundamentalmente teórico, pretendemos criar uma ponte entre as esferas acadêmica e mercadológica. Para isso, incentivamos a aplicação pragmática através da proposição de uma avaliação por pares. Os alunos serão levados a rascunhar o projeto de um videogame e compartilhá-lo com os colegas, tendo a chance de refletir sobre o feedback recebido. O objetivo principal deste oferecimento é propiciar embasamento adequado aos estudantes interessados em explorar as relações entre videogames e arte.
Princípios gerais da técnica do violino e da viola de arco
Esse curso visa fornecer informações sobre aspectos básicos da técnica do violino e da viola de arco. Ao longo de 18 aulas, com duração média de 7 minutos cada, serão abordados temas como posicionamento do instrumento, maneiras de posicionar a mão esquerda, como segurar o arco, como executar os principais golpes de arco, como estudar mudanças de posição, etapas para desenvolvimento do vibrato e sugestões para a organização do estudo diário do instrumento.
Nossos cursos são classificados como modalidade extensão universitária, atendendo a norma CEPE 04/2003 e não atendem a resolução CNE/CES n°01 de 06/04/2018 do Ministério da Educação – MEC
Formulários para os Cursos de Extensão da Extecamp