GAIA Virtual

A exposição Sobre(x)istir reúne experiências em artes visuais de quatorze docentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes da UNICAMP. Os artistas apresentam obras com impulsos expressivos e visualidades muito específicas, o fio condutor se articula a partir de um marco de diversidade. Esses trabalhos, ainda que de modo virtual, nos convocam a pensar que somos afetados pela vida, e a partir disso como podemos responder de diferentes maneiras assumindo o que se pretende dizer em cada escolha e em cada história. Gaia Virtual
A exposição ficará disponível online de 11 de outubro a 09 de janeiro de 2022 e pode ser acessada nas opções abaixo ou diretamente aqui pelo navegador.

A exposição Sobre(x)istir, em exibição no ambiente virtual da Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA), reúne experiências em artes visuais de quatorze docentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Instituto de Artes da UNICAMP.

A dimensão criativa, em seus diferentes processos e possibilidades, ao se direcionar para a construção de corpos expressivos, apresenta-se como um acontecimento que é manifesto por impulsos afetivos com atravessamentos conceituais. Pode revelar memórias em ações implicadas em materiais e dispositivos que resultam articulações que não se fecham em circuitos e nem são lineares. Ao estabelecer seus corpos na territorialidade da arte a origem da pulsão criativa revela-se como um movimento de si para o outro. A experiência material que se posiciona a partir desse ato de origem, nasce para ser uma coisa, uma imagem, um objeto, uma ideia, uma ação motivada pelo processo do tempo que o representa, para nele permanecer.

Nesse território da criação, que se envolve na pesquisa, trabalhamos para descobrir um “invisível que se quer visível”, não apenas para difundir ou acrescentar pequenos detalhes nesse cenário no qual a noção de ser é fundamento para estar, há um comprometimento maior, seja com a verdade, ou mais, com as histórias dessa história que nos carrega de vida.

Sobre(x)istir diz respeito a uma “sobre existência” em pandemia, que existe sem acionador, com isolamento e distanciamento entre as pessoas. Seria um existir sobrevivendo, mas sem o contato presente, um ‘sobre existir’ com muitas ausências. Esse ‘x’ do título descreve uma suspensão da vida, quando ela nos embarca a ter outras atitudes, dando espaço para uma não-ação cuidadosa, e mesmo assim, com mãos atadas, seguimos.

Ao organizar dinâmicas simbólicas, gestualidades sobre a espacialidade do tempo, um artista atua conceitualmente sob um ato próprio de existência, seu processo age para compartilhar experiências sensíveis, sua ação poderá contribuir para uma expansão daquela grande coleção que se configura na tradição como cultura ou como experimento da arte.

Nessa exposição os artistas Marcio Perigo, Luise Weiss, Edson Reuter, Ernesto Boccara, Sylvia Furegatti, Filipe Salles, Ivanir Cozeniosque, Marta Strambi, Cesar Baio, Paulo Teles, Rachel Zuanon, Selma Simão, Sérgio Niculitchef e Mauricius Farina, apresentam trabalhos com impulsos expressivos e visualidades muito específicas, o fio condutor se articula a partir de um marco de diversidade. Esses trabalhos, ainda que de modo virtual, nos convocam a pensar que somos afetados pela vida, e a partir disso como podemos responder de diferentes maneiras assumindo o que se pretende dizer em cada escolha e em cada história.

Sabemos que as imagens, desde um domínio pulsional, têm cargas e densidades materiais muito singulares, elas configuram uma aura que atua e ainda quer se manifestar como coisa, não apenas como comunicação. Estamos, ainda, em tempos de pandemia, embora com maiores esperanças, nossa opção aqui foi deslocar o estúdio individual, desatar as mãos e habitar o ciberespaço. Esse mesmo espaço que virtual que nos ajudou a recompor as memórias e a continuar existindo na comunidade, um ato sobre(x)istir e existir apesar das ameaças.

Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Coordenador do PPG Artes Visuais
Instituto de Artes – UNICAMP

INSTITUTO DE ARTES UNICAMP
Direção: Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui
Diretora Associada: Profª Drª Mariana Baruco Machado Andraus
Assessoria da Diretoria: ATU Márcia Regina de Godoy Sabino
CONSELHO DA GALERIA DO INSTITUTO DE ARTES UNICAMP – GAIA UNICAMP (Gestão 2021-2022)
Coordenação: Profa. Dra. Luise Weiss
Membros do Conselho:
Profa. Dra. Rachel Zuanon Dias: Representante do DAP.
Prof. Dr. Sérgio Niculitcheff: Representante do DAP.
Profa. Dra. Lenita Waldige Mendes Nogueira: Representante do DACO, DAC e DM.
Prof. Dr. Mauricius Martins Farina: Representante do DMM.
Dra. Walkiria Pompermayer Morini: Representante dos funcionários da GAIA.
Eduardo Pereira Moni: Representante Discente DAP.
Lui Kanashiro Gebara: Suplente de representante discente DAP.
Projeto Virtual para GAIA: Rogério Augusto Bordini
Colaboradora de website e projeto virtual: Maiara Araújo Damião
Funcionários GAIA UNICAMP:
Dra. Walkiria Pompermayer Morini: Assistente Administrativa e Técnica em Museologia/Programa Educativo GAIA
Me. Ana Paula de Andrade: Técnica em Museologia/Programação e Produção de Projetos Culturais – responsável pelo Gabinete de Estampas IA
Rosângela Ribeiro de Oliveira: Técnica em Museologia/Produção de eventos GAIA
Claudenir Ferreira Machado: Técnico Administrativo/Apoio à produção de eventos GAIA
PROGRAMAÇÃO VISUAL E COMUNICAÇÃO IA: Vagner da Silva Barrichelo
Manutenção do website: Edson Giordani
Alunos BAS – Bolsa Auxílio Social SAE UNICAMP
Alan Neves Ribeiro; Amanda Quinto de Lima; Michael Henrique Manoel; Tânia Rosana Sahire; Thais Cristina Bento.
Para visitar a exposição, escolha uma das opções abaixo de acordo com a configuração do seu computador. Utilize fones de ouvido para uma melhor experiência. Atenção: essa versão não abre em celulares, somente em computadores.

Versão On-line

Acesse do seu navegador

Configurações mínimas: navegador Chrome, computador 64bits, processador (Intel i3 ou similar), 2GB de memória RAM e internet de 2MB (a experiência pode levar de 3 a 5 minutos para ser carregada). Caso use Firefox, permita pop-ups através da requisição que aparecerá abaixo da barra de endereço.

Versão Local

Baixe no seu computador (Windows)

Caso seu computador não preencha os requisitos mínimos para o acesso on-line, baixe uma versão mais leve.
Acesse o botão acima, clique em “Download” e abra a pasta zipada. Acesse o arquivo contendo o nome da exposição seguido da terminação .exe.

Realização: Galeria de Arte do Instituto de Artes – GAIA UNICAMP.
Informações: gaia (arroba) unicamp (ponto) br
Dificuldades técnicas ou sugestões, envie um e-mail para r189871 (arroba) dac (ponto) unicamp (ponto) br