O Auto-Retrato Autobiográfico

A Exposição “O Auto-Retrato Autobiográfico” acompanha a tese defendida no Mestrado em Artes da Unicamp, sob orientação da Profa. Lygia Eluf.

“Após os anos 70 encontramos nas artes plásticas uma série de artistas que trabalham o auto-retrato e a auto-referência de uma forma bastante peculiar. Em vez dos retratos de rosto e torso do artista sendo acompanhados de símbolos, temos conjuntos de documentação, diários e cadernos de viagem. Em trabalhos que são lidos como auto-retratos o que encontramos é uma apropriação da tradição do auto-retrato para se falar do geral em lugar do particular.

A partir de minha própria produção escolhi algumas características presentes no auto-retrato contemporâneo que me causavam inquietação: a influência do pacto autobiográfico na leitura da obra; a relação do auto-retrato com os diários e livros de artista; o corpo e o espelho; o falso auto-retrato; memória. Simultaneamente, algumas questões que emergiram na pesquisa ganharam corpo no meu trabalho, em especial a questão da sensação de intimidade.”

Andrea Francke

Andrea Ximena Machicao Francke

Data de nascimento: 23 de Outubro de 1978

Al.Eduardo Prado, 793 / ap. 151

Campos Elíseos

afrancke@terra.com.br

CURRÍCULO

2003 -2006

Mestrado em Artes Plásticas – Universidade Estadual de Campinas

Área: Processo Criativo em Composição Artística

Orientador: Lygia Eluf

1997 – 2002

Bacharelado em Artes Plásticas – Universidade Estadual de Campinas

1995 – 1995

Bacharelado em Desenho Industrial – Projeto de Produto – Unesp

Primeiro semestre

1993 – 1995

Colegial Técnico em Processamento de Dados – Col. Sagrado Coração de Jesus – Campinas – SP

Exposições Individuais

2006 – “O Auto-Retrato Autobiográfico” , 465

Exposições Coletivas

2005 – “a_matilha”

Exposicão no 465,  27 de Novembro a 23 de Dezembro. Artistas participantes: Júlia Salgueiro, Natália Brescancíni, Isis Selmikaitis, Carolina Giannini, Andrea Francke, Elisa Pegolaro, Paula Mendes, Daniela Maura, Luciana Bertarelli, Marlí Gonçalves,  Walkiria Pompermayer, Mary Carmen Bosque, Amir Brito, Pedro Hurpia, Ynaia Barros, Paula Dalgalarrondo.

2003 – “Representação do espaço –  Representação no espaço”

Exposição na Galeria da Unicamp. Artistas participantes: Mary Carmen Bosque, Flavia Cassoli Leite, Adyr Assumpção, Estevam Pardi, Luciana Lyra, Fernanda Magalhães, Tatiana Gonçalves, Walkiria Pompermayer, Carusto Camargo, Ynaia Barros, Andrea Francke, Daniela Maura, Marlí Gonçalves, Paula Giovana, Welton Nahas Curi, Eduardo Bortolotti, Juliana Georg Bender, José Roberto Shwafaty

Experiência Acadêmica

2004 –

Participação no Grupo de Pesquisa a_matilha

Instituto de Artes – Unicamp

2002 – 2004

Participação no Grupo de Pesquisa Arte na Universidade

Instituto de Artes – Unicamp

Experiência Professional

Fundadora e administradora do espaço 465

O espaço é composto por um ateliê de serigrafia, duas salas de exposições e uma sala de aula e tem como proposta trabalhar com artistas jovens oriundos da Unicamp questões relativas a arte contemporânea em parceria com a_matilha.

26ª Bienal de São Paulo

Serviço de monitoria para visitantes

Gabinete Gráfico

Sócia de um pequeno escritório de design gráfico.

Desenvolvimento de  identidade corporativa.

Desenvolvimento de sites estáticos, dinâmicos e baseados em Flash MX (projeto gráfico e programação).

Tratamento de imagens.

Produção  e Design Gráfico para agências de publicidade.

Desenvolvimento de vitrines.

Portfólio na Internet: www.gabinetegrafico.com.br

Glatt & Ymagos

Impressores litográficos, calcográficos e digigráficos, molduraria e galeria de arte.

Cargo: Editora de Arte.

Re-estruturação e manutenção do site www.glatt.com.br.

Projeto gráfico, programação, fotografia digital, implantação

do  boletim mensal.

1999 – 2001

Gabinete Gráfico

Sócia de um pequeno escritório de design gráfico.

Desenvolvimento de  identidade corporativa.

Desenvolvimento de Sites (projeto gráfico e programação).

Preparo de anúncios para revistas (montagem e calibragem).

Produção Gráfica para agência de publicidade.

Desenvolvimento de projeto gráfico para CDs.

Portfólio na Internet: www.gabinetegrafico.com.br

Andréa Francke inaugura seu ‘Auto-retrato Autobiográfico’
[17/3/2006] A artista Andréa Francke abriu a exposição “O Auto-Retrato Autobiográfico” na quinta-feira (16), na Galeria de Arte da Unicamp. A mostra acompanha a dissertação realizada no mestrado em Artes da Universidade, sob orientação da professora Lygia Eluf e poderá ser visitada até 23 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.Auto-retrato reúne conjuntos de documentação, diários e cadernos de viagem de artistas que, após os anos 1970, trabalham auto-retrato e auto-referência de um jeito peculiar. “Em trabalhos que são lidos como auto-retratos o que encontramos é uma apropriação da tradição do auto-retrato para se falar do geral em lugar do particular”, explica a artista.

Andréa afirma que, a partir de sua própria produção, escolheu algumas características presentes no auto-retrato contemporâneo que lhe causavam inquietação: a influência do pacto autobiográfico na leitura da obra; a relação do auto-retrato com os diários e livros de artista; o corpo e o espelho; o falso auto-retrato; memória. Simultaneamente, algumas questões que emergiram na pesquisa ganharam corpo em seu trabalho, em especial a questão da sensação de intimidade.”

Andréa Ximena Machicao Francke graduou-se em artes plásticas pela Unicamp, onde acaba de concluir mestrado. Sua trajetória é marcada por várias exposições coletivas e individuais. Em 2005, fundou o espaço 465, administrado por ela. O espaço é composto por um ateliê de serigrafia, duas salas de exposições e uma sala de aula e tem como proposta trabalhar com artistas jovens oriundos da Unicamp questões relativas à arte contemporânea em parceria com a_matilha.
(Maria Alice da Cruz)
Edição de imagens: André Luís Pedro