Formas de ingresso

 

vestibular_calourada
Fotos: Adriana Ramos

 

FORMAS DE INGRESSO

 

As formas de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp estão normatizadas no Regimento Geral de Graduação no Capítulo I, Seção III, Artigo 8o:

 

➨ Vestibular Nacional realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST).

Mais informações acesse o site da COMVEST.

 

➨  Remanejamento interno ( Transferência interna)

Processo de mudança de estudante da Unicamp de um curso de graduação para outro.

Mais informações acesse o site da DAC em Remanejamento Interno.

 

➨ Processo Seletivo de Vagas Remanescentes (Transferência)

Processo de seleção realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST).

Mais informações acesse o site da COMVEST.

 

➨ Reingresso de alunos formados em cursos de graduação da Unicamp

Estudantes que já concluíram um curso de Graduação na Unicamp podem solicitar o Reingresso, sem candidatar-se ao Vestibular Nacional, nos seguintes casos:

* Para concluir outra Habilitação ou Ênfase do curso em que se graduou;

* Para concluir outro curso que tenha opção conjunta de ingresso no Vestibular Nacional com o curso em que se graduou

* Para concluir outro curso oferecido pela Unicamp, mediante a  aprovação  desta possibilidade e dos critérios de reingresso pela  respectiva  Congregação. Caso o curso de interesse seja oferecido por mais de uma Unidade de Ensino, será necessária a aprovação dessa possibilidade de reingresso por todas as Congregações.

 

No Instituto de Artes somente os cursos de graduação em Artes Visuais, Dança e Música possibilitam a solicitação de Reingresso:

 

→ Para solicitar o reingresso em outra modalidade do Curso de Graduação em Artes Visuais ou Dança o interessado deverá seguir os procedimentos:

✔ Imprimir e preencher o formulário Reingresso do site da DAC;

✔ Levar até as Secretarias de Graduação correspondentes às Coordenações dos cursos que oferecem as disciplinas obrigatórias faltantes para conclusão da modalidade de interesse, para coletar assinatura e carimbo dos Coordenadores (de todas as Coordenadorias envolvidas);

✔ Protocolar na DAC o formulário completo – com assinaturas e carimbos –  no período definido no Calendário Escolar.

Mais informações acesse o site da DAC em Reingresso – Graduação.

 

→ Caso o interessado queira solicitar reingresso em outra modalidade do Curso de Graduação em Música, deverá aguardar o edital de seleção anual, divulgado pela Coordenação do Curso no início do 2o semestre do ano letivo.

Mais informações sobre Reingresso para o Curso de Graduação em Música, escrever para a Secretaria de Graduação do IA para o e-mail cgia (arroba) unicamp (ponto) br.

 

➨ Complementação de currículo

O portador de diploma de curso de graduação da Unicamp poderá solicitar Complementação de Currículo para cursar as disciplinas faltantes para obtenção de um novo diploma em outro curso, se tiver completado, no mínimo, 50% ( cinquenta por cento) dos créditos do curso de interesse. A Complementação de Currículo para estudantes formados pela Unicamp é  feita após o processo de Remanejamento Interno, desde que existam vagas.

Mais informações acesse o site da DAC em Complementação de currículo.

 

Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G

Por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação PEC-G, a Unicamp oferece vagas em cursos de graduação a estudantes de países com os quais o Brasil mantém acordo cultural.

Condições exigidas pelos Cursos de Graduação do Instituto de Artes para admissão do Estudante PEC-G.

Mais informações acesse o site da DAC no assunto PEC-G.

 

Vaga por refúgio

Pessoas com o status de Refugiados, mediante certidão expedida pelo Conare – Comitê Nacional para os Refugiados – , poderão solicitar uma vaga para curso de graduação da Unicamp, conforme orientações no site da DAC. A liberação da vaga ocorrerá a partir da avaliação da documentação do interessado e do limite de alunos possível em cada curso de graduação.

Mais informações acesse o site da DAC em Solicitação de Vaga para refugiados

 

➨ PROFIS

O Programa de Formação Interdisciplinar Superior – PROFIS – é um curso sequencial de ensino superior direcionado à estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas da cidade de Campinas. Após o término do programa, o estudante do PROFIS pode ingressar em um dos cursos da Unicamp. Para os cursos de graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, é necessário que os interessados participem da Prova de Habilidades Específicas do Vestibular.

Mais informações, acesse o site do PROFIS.

 

➨ Transferência Ex-Officio

As Transferências Ex-Officio são normatizadas pela Lei no. 9536, de 11 de dezembro de 1997. Trata-se de um processo de solicitação de vaga pelo servidor federal civil ou militar estudante ou por seus dependentes estudantes, quando há mudança de cidade ou estado por transferência de ofício.

Mais informações acesse o site da DAC em Transferência Ex-officio

 

Para informações no site da Diretoria Acadêmica Central – DAC – sobre Formas de Ingresso, clique aqui.

 

Tem outras dúvidas? Entre em contato com Kelly Silva, da Secretaria de Graduação:

cgia (arroba) unicamp (ponto) br/ +55 19 3521-7813