Aproveitamento de Estudos

IMPORTANTE

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas da Universidade devido à pandemia do COVID-19 (coronavírus), conforme orientação da DAC, o estudante de graduação interessado deverá enviar toda a documentação indicada no site pela DAC  para seguinte e-mail da Secretaria de Graduação (fabianat (arroba) unicamp (ponto) br) até dia 16/07/2021.


O QUE É?

É a dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da Coordenadoria do curso em casos em que o estudante já cursou previamente o conteúdo, parcial ou total, da disciplina na Unicamp ou em outra Instituição. O aproveitamento só pode ser concedido quando há equivalência do conteúdo programático da disciplina cursada anteriormente em relação à disciplina do atual Currículo Pleno a ser cumprido pelo estudante.

Somente disciplinas de cursos reconhecidos pelo MEC e cursadas em Instituição de Ensino Superior (IES) podem ser aproveitadas.

As disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas na Unicamp anteriormente ao ingresso atual, que contenham códigos semelhantes ou sejam equivalentes conforme a Tabela de Continência/Equivalência, são automaticamente reconhecidas pelo sistema da DAC, no ato da primeira matrícula, sendo utilizadas para o cumprimento do atual Currículo Pleno do estudante. O não aproveitamento de disciplinas eletivas poderá ser solicitado pelo estudante junto à Diretoria Acadêmica.

Em caso de disciplinas da Unicamp que não possuam declaração formal de equivalência, o pedido deverá ser apresentado pelo estudante junto à Diretoria Acadêmica. Tal pedido deverá ser julgado pelas Coordenadorias de Graduação responsáveis pelas disciplinas envolvidas e responsáveis pelo curso do estudante. Em caso de deferimento do pedido sem a aplicação de exame de avaliação, o aproveitamento será considerado como Alteração Curricular, que deverá ser aprovada pelas Congregações das Unidades de Ensino responsáveis pelas disciplinas.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral de Graduação.

Procedimentos

Entregar os documentos conforme abaixo na secretaria da unidade em que a disciplina é oferecida. Todos os documentos relacionados à análise do aproveitamento de estudos deverão ser entregues em cópias autenticadas pela IES de origem (na versão tradicional impressa ou digital com código de autenticação) ou cópias simples acompanhadas dos originais para conferência (cotejo, aplicável ao atendimento presencial). Não serão aceitos documentos emitidos via internet sem a autenticação eletrônica.

Prazo

As solicitações devem ser entregues: 

  • Ingressantes: até o final do semestre de ingresso.
  • Veteranos: até o final do semestre subsequente ao semestre em que a disciplina de origem foi cursada.
  • Intercambistas: até o final do semestre subsequente ao retorno à Unicamp.

Atenção: Solicitações fora do prazo estipulados acima não serão aceitas, ainda que sejam assinadas pela Coordenação do curso, por estarem em desacordo com o Regimento Geral da Graduação

Disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES)

  • Preencher o Formulário de Aproveitamentos de Estudos – Disciplinas anteriormente cursadas em outras IES (disponível no site da DAC, em Formulários) e gerar arquivo em pdf.
  • Apresentar o Histórico Escolar emitido pela IES de origem, no qual deverá conter:
    • pelo menos dois dados de identificação como: data de nascimento, RG, CPF ou nome da mãe;
    • Portaria de reconhecimento do curso (ou anexar documento complementar emitido pela instituição de ensino com a indicação da respectiva Portaria);
    • forma de ingresso;
    • carga horária por disciplina;
    • critério de aprovação da disciplina; e,
    • código de autenticidade ou carimbo e assinatura da secretaria.

As informações de decreto de reconhecimento e forma de ingresso podem ser comprovadas por declaração assinada pela IES de origem com carimbo e em papel timbrado.

No caso de constar disciplina AE (Aproveitamento de Estudos) deverá ser apresentado o histórico escolar da instituição de ensino superior, na qual a disciplina foi cursada.

No caso de disciplinas cursadas em programas de intercâmbio em universidades estrangeiras que não possuem todas as informações citadas nos itens acima, será necessária emissão de uma declaração pelo aluno, cuja conferência e aceitação ficará a cargo do coordenador que analisará a documentação.

  • Apresentar o Programa da(s) Disciplina(s)de origem, no qual deverá conter:
    • nome/código da disciplina idêntica ao histórico escolar. Caso a informação seja distinta entre os documentos deverá anexar documento complementar emitido pela instituição de ensino que registre a alteração desse nome/código; e,
    • código de autenticidade ou carimbo e assinatura da secretaria.
    • No caso de constar disciplina AE (Aproveitamento de Estudos) deverá ser apresentado o(s) programa(s) da instituição de ensino superior, na qual a disciplina foi cursada.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Disciplinas cursadas na Unicamp

Entregar o formulário conforme abaixo na secretaria da unidade em que a disciplina é oferecida até o final do semestre seguinte em que a disciplina foi cursada.

Importante: O estudante deverá gerar um arquivo PDF para cada secretaria da unidade solicitada, tomando o cuidado para não solicitar Aproveitamento de Estudos de disciplinas oferecidas por diferentes Unidades em um mesmo formulário.

Fonte: Portal DAC

Carga horária, conteúdo e exame de avaliação

O pedido de aproveitamento poderá ser realizado para todas as disciplinas que tenham similitude de conteúdo com as disciplinas do catálogo do seu curso e compatibilidade de carga horária entre a disciplina cursada e disciplina pretendida, conforme consta nos incisos I a IV, no Art.62 do Regimento Geral de Graduação:

– Quando o número de horas cursadas for inferior a 50% da carga horária da disciplina cuja equivalência é pretendida, o aproveitamento não pode ser concedido;

– Quando o número de horas cursadas for igual ou superior a 50% e inferior a 75% da carga horária da disciplina cuja equivalência é pretendida, exige-se do aluno a aprovação em um exame de avaliação;

– Mesmo que haja similitude entre os programas e que o número de horas cursadas seja igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina, cuja equivalência é pretendida, a Coordenadoria de Curso responsável pela disciplina pode exigir do aluno a aprovação em um exame de avaliação.

O estudante pode verificar a compatibilidade de carga horária observando o número de créditos da disciplina cuja equivalência é pretendida em seu catálogo. Cada crédito da Unicamp equivale a 15h.

 

Acompanhamento de resultado na integralização e histórico escolar

É importante destacar que quando o aproveitamento de estudos é aprovado, há reflexos na integralização curricular do estudante. Se a validação ocorrer com um disciplina cursada em outra instituição de ensino superior, constará na integralização e histórico escolar o código da disciplina da Unicamp aproveitada sem indicação de nota, com indicação de aproveitamento de estudos. Não é possível que conste a nota de aprovação em outra instituição de ensino superior nos registros do histórico da Unicamp. Se a validação for entre disciplinas Unicamp, o registro da dispensa da disciplina se encontrará no final do histórico escolar.

O acompanhamento das etapas de registro do resultado deverá ser consultado pelo interessado no site da DAC, na opção “Acompanhar protocolo”. Enquanto a solicitação estiver em análise pela Coordenação, o interessado poderá contatar a Secretaria de Graduação.

 

Tem outras dúvidas? Entre em contato com Fabiana Tito, da Secretaria de Graduação: 
fabianat (arroba) unicamp (ponto) br