Aproveitamento de Estudos

IMPORTANTE

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas da Universidade devido à pandemia do COVID-19 (coronavírus), conforme orientação da DAC, o estudante de graduação interessado deverá enviar toda a documentação indicada no site pela DAC  para seguinte e-mail da Secretaria de Graduação (fabianat (arroba) unicamp (ponto) br),até dia 22/08/2020 (término das aulas do 1º período letivo de 2020)


Prazos

O estudante ingressante (calouro) deve solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente durante o primeiro semestre após o ingresso no curso, devendo entregar os documentos até o último dia útil de seu primeiro semestre. Os demais estudantes devem solicitar o aproveitamento de estudos obrigatoriamente no semestre seguinte à aprovação na disciplina cursada fora da UNICAMP. A entrega dos documentos deve ocorrer até o último dia útil do semestre seguinte à aprovação. No caso de estudantes regressando de intercâmbios internacionais com mais de um semestre, a solicitação deve ser feita no semestre seguinte ao retorno.

Documentos

Para disciplinas cursadas na Unicamp, o aluno deve apresentar somente a integralização e o formulário de aproveitamento de estudos da DAC – Diretoria Acadêmica da Unicamp.

Para disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou internacionais, o aluno deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s), histórico escolar da outra instituição e o formulário de aproveitamento de estudos disponível no site da DAC (mais informações podem ser encontradas aqui).

Os documentos deverão ser entregues na Secretaria de Graduação do IA.

Carga horária, conteúdo e exame de avaliação

O pedido de aproveitamento poderá ser realizado para todas as disciplinas que tenham similitude de conteúdo com as disciplinas do catálogo do seu curso e compatibilidade de carga horária entre a disciplina cursada e disciplina pretendida, conforme consta nos incisos I a IV, no Art.62 do Regimento Geral de Graduação:

– Quando o número de horas cursadas for inferior a 50% da carga horária da disciplina cuja equivalência é pretendida, o aproveitamento não pode ser concedido;

– Quando o número de horas cursadas for igual ou superior a 50% e inferior a 75% da carga horária da disciplina cuja equivalência é pretendida, exige-se do aluno a aprovação em um exame de avaliação;

– Mesmo que haja similitude entre os programas e que o número de horas cursadas seja igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina, cuja equivalência é pretendida, a Coordenadoria de Curso responsável pela disciplina pode exigir do aluno a aprovação em um exame de avaliação.

O estudante pode verificar a compatibilidade de carga horária observando o número de créditos da disciplina cuja equivalência é pretendida em seu catálogo. Cada crédito da Unicamp equivale a 15h.

Acompanhamento de resultado na integralização e histórico escolar

É importante destacar que quando o aproveitamento de estudos é aprovado, há reflexos na integralização curricular do estudante. Se a validação ocorrer com um disciplina cursada em outra instituição de ensino superior, constará na integralização e histórico escolar o código da disciplina da Unicamp aproveitada sem indicação de nota, com indicação de aproveitamento de estudos. Não é possível que conste a nota de aprovação em outra instituição de ensino superior nos registros do histórico da Unicamp. Se a validação for entre disciplinas Unicamp, o registro da dispensa da disciplina se encontrará no final do histórico escolar.

O acompanhamento das etapas de registro do resultado deverá ser consultado pelo interessado no site da DAC, na opção “Acompanhar protocolo”. Enquanto a solicitação estiver em análise pela Coordenação, o interessado poderá contatar a Secretaria de Graduação.

 

Tem outras dúvidas? Entre em contato com Fabiana Tito, da Secretaria de Graduação: 
fabianat (arroba) unicamp (ponto) br / +55 19 3521-6589

Para informações no site da Diretoria Acadêmica Central – DAC, clique aqui.