Perfil do Profissional
O PERFIL DO ARTISTA EDUCADOR EM DANÇA:
Licenciatura:
O Projeto Pedagógico do Curso de Dança, ao esclarecer funções e especificidades para a formação do professor licenciado em dança, ressalta que a ação básica desse educador-artista concentra-se no desenvolvimento do saber sensível dos seus educandos.
Apesar de trabalhar simultaneamente com conhecimentos lógico-conceituais – ferramentas básicas da ciência, da pedagogia e da filosofia – entende que é no campo do sensível, dos saberes oriundos da nossa corporeidade, que o professor de dança deve fundamentar suas ações pedagógicas. Isto é, além de facilitar o aprendizado de conhecimentos técnicos próprios de sua área – metodologias, teorias, tendências histórico-sociais da arte e da educação – este profissional deve formar-se para atuar no sentido de apurar vivências, estimular reflexões e incentivar processos de produção artística vinculados aos elementos de um saber, primordialmente humano, que é o sensível, o imaginário e o criativo.
No caso da dança, esta ação deve enfocar os processos de conscientização, percepção e expressão, via corpo e movimento, a fim de capacitar o educando, seja qual for sua faixa etária, a articular em construções estético-corporais suas representações do mundo e relações com a realidade.
Para reforçar o ponto de vista de que as ações pedagógicas do professor-artista, ao lado de conhecimentos do campo educacional, envolvem acima de tudo um saber específico – sensível, corporal, expressivo e estético – o Curso de Dança compreende que seus licenciados precisam manter-se vinculados aos profissionais desta área, orientados e supervisionados por docentes especialistas na área de dança, sem se desfazer do apoio daqueles ligados a área da educação. Nasce a proposição de uma matriz curricular que alia conhecimentos de forma transversal, criando elos entre bacharelado/licenciatura, dança/educação, arte/ciência.
Pretende-se, desta maneira, formar o professor de dança capaz de gerar conhecimento sensível e artístico, de discutir visões de corpo e da história da dança no contexto da educação. Um professor que saiba criar e executar seus próprios planos de ensino (estruturar suas metodologias, objetivos e procedimentos), agindo sempre com um olhar voltado para o meio social e cultural no qual se insere.
Bacharelado
É o intérprete em dança, profissional capaz de contribuir como agente transformador da realidade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se e comunicar-se artisticamente. O campo de atuação deste profissional abrange amplo espectro de atividades: atuação cênica, pesquisa e ação social.
OBJETIVOS
Objetivos Gerais
. Desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos que formam o profissional participativo, atuante e responsável.
. Desenvolver sensibilidade artística e capacidade de reflexão no campo
da Dança para contribuir de modo crítico e criativo.
Objetivos Específicos
. Desenvolver o conhecimento e o desempenho técnico-artístico do corpo.
. Integrar a expressividade e criatividade à formação.
. Desenvolver a auto-consciência do corpo através da sensibilidade cinestésica.
. Ampliar a relação consigo próprio e com o outro através da consciência corporal.
. Desenvolver o domínio do movimento através de habilidades motoras específicas.
. Estimular experiências de convívio plural que permita ampliar referencias de visão da Dança.
. Levar o aluno a explorar o contexto social e cultural para uma identidade corporal numa perspectiva histórica e artística.
. Desenvolver a capacidade de estabelecer relações de comunicação, levando em consideração a experiência particular de sua cultura.
. Estabelecer relações entre a Dança e demais áreas do conhecimento de modo a ampliá-la.
. Considerar as estruturas advindas das Danças Populares Brasileiras e os corpos imanentes de variados segmentos sociais na formação do intérprete.
. Considerar a Dança nas linguagens diversas, no intuito de ampliar a visão dada pelo mercado.