Departamento de Artes Corporais

Em 1985, foi fundado o Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP pela professora Antonieta Marília de Oswald de Andrade, sendo o primeiro departamento a contemplar um curso de ensino superior de dança no Estado de São Paulo e o segundo do Brasil.

O Departamento oferece os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Dança, ambos alicerçados em aulas práticas e teóricas, visando desenvolver conhecimentos e habilidades que sustentam a pesquisa, o ensino e a criação artísticos e a capacidade de reflexão no campo da dança, para que o profissional formado possa contribuir de modo criativo e crítico como agente transformador da sociedade, ser responsável pelo próprio corpo, perceber sensivelmente o corpo do outro, expressar-se e comunicar-se artisticamente. O campo de atuação deste profissional abrange amplo espectro de atividades: atuação cênica,  pesquisa e criação artística, ensino em instituições públicas e particulares (formal e superior), ação social, entre outros.

Os cursos de graduação em Dança integram-se ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP, por meio das pesquisas de seu corpo docente. As várias ações propostas pelo Departamento de Artes Corporais almejam seus principais aspectos – formativo e investigativo – buscando gerar pensamento crítico e consciente de artistas capazes de influenciar as mudanças de paradigmas de sua época.


Principais abordagens do Departamento de Artes Corporais:

Criação em dança como fonte de pesquisa da linguagem cênica contemporânea;

Pesquisas fundamentadas na diversidade da dança brasileira e em suas manifestações culturais, as quais podem ser integradas à educação e à criação no universo artístico contemporâneo;

Domínio dos fundamentos artísticos e estéticos, enfocando novas tendências teórico-metodológicas de análise, criação e pesquisa artística;

Compreensão do processo histórico da dança e de sua relação com a sociedade;

Reflexão crítica sobre a dança como área de conhecimento, estimulando o debate sobre a função da arte, do artista, do produtor da arte e da cultura;

Pesquisa de métodos inovadores para o ensino da dança, necessários para orientar a ação pedagógica artística do futuro docente em diferentes contextos de educação;

Conhecimento das demandas da atividade cultural da dança e sua relação com os mercados de atuação profissional, tecendo relações entre economia, arte, cultura e sociedade;

Desenvolvimento do domínio do movimento e do desempenho técnico-artístico do corpo, relacionados à performance cênica qualitativa e aos aspectos técnico-criativos da interpretação coreográfica;

Estudo de áreas de trânsito interdisciplinar da linguagem cênico-corporal, relacionadas a abordagens somáticas e de reeducação do movimento humano;

Investigação do espaço e dos demais componentes que integram a arquitetura cênica contemporânea;

Compreensão dos processos de formação e transformação da cultura brasileira, tratando de conceitos relacionados à diversidade e multiculturalismo na dança;

Integração entre campos de conhecimento da arte, estimulando a realização de projetos multidisciplinares da dança com o teatro, música, artes visuais e áreas afins, como a psicologia, a pedagogia e a antropologia;

Produção artística na forma de projetos experimentais de montagem cênica e apresentação pública;

Estímulo a experiências de convívio cultural plural que permitam ampliar as referências de visão da dança.