História

A Galeria de Arte do Instituto de Artes – GAIA UNICAMP é uma Instituição pública estadual e juridicamente autônoma fundada em 09/06/1983, que realiza a programação periódica de exposições artísticas e projetos educativos como palestras, mediações, conversas com artistas, profissionais da área museológica, oficinas e workshops, sendo subordinada à Diretoria do Instituto de Artes da UNICAMP.
Desde sua criação, a Galeria recebeu doações de obras de arte para formação do Acervo Artístico da Universidade, o qual em 2012 foi transferido para a equipe de criação do MAV – Museu de Artes Visuais da UNICAMP.
Desde então, este espaço cultural do Instituto de Artes se programa com o objetivo de difundir as pesquisas artísticas com enfoque na Arte Contemporânea, enfatizando seu papel na promoção das atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidas na universidade e nas Comunidades externas a ela.
A programação de projetos artísticos e culturais da GAIA UNICAMP é realizada anualmente através de Chamada pública, aberta aos artistas vinculados à comunidades interna e artistas, coletivos e curadores de todo país, para receber proposições expositivas e propostas curatoriais. A seleção dos projetos é realizada pelo Conselho GAIA UNICAMP, formado por docentes, representantes dos funcionários e dos alunos do Instituto de Artes, seguindo seu Regimento Interno.
Em 2015 foi incorporado à Programação oficial da Galeria o “Projeto GAIA +”, ampliando as abordagens dos eventos realizados e incluindo atividades das demais áreas do Instituto, como as artes da cena, cinema, comunicação e música.
Desde 2011 a GAIA desenvolve o Programa Educativo, desenvolvendo ações com o objetivo de estimular, aprofundar e vivenciar propostas artísticas para públicos diversificados, recebendo grupos de alunos e professores da rede pública e particular de Ensino da região metropolitana de Campinas, grupos de universitários, de funcionários aposentados da universidade e de portadores de necessidades especiais, como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que promovam a qualidade das experiências no contato com as exposições, garantindo maior acessibilidade.
A GAIA possui parceria com a Biblioteca Central “César Lattes” para a realização de eventos no Hall térreo e entorno, além desenvolver atividades de catalogação, conservação e difusão do Acervo de gravuras e desenhos do Gabinete de Estampas, alocado no prédio da Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” – BORA UNICAMP.
A Galeria mantém parceria também com o Serviço de Apoio ao Estudante – SAE UNICAMP, oportunizando a participação anual de alunos bolsistas nas atividades de produção e documentação de eventos, programação educativa e demais ações museográficas, como atividade de complementação à formação dos seus cursos de graduação universitária.
Em 2020 foi apresentado ao público o Projeto GAIA VIRTUAL, via plataforma para o website do Instituto de Artes, baseada nos espaços reais da galeria, possibilitando a realização de exposições durante o período de isolamento na pandemia de coronavírus, sendo incorporado à programação permanente da galeria.
A atual coordenação da GAIA está a cargo do Prof. Dr. Márcio Périgo  – Departamento de Artes Plásticas – DAP UNICAMP, para ações da gestão 2022 – 2024, dando sequência ao Plano Gestor para aprimoramentos na infraestrutura, segurança e inovações no funcionamento deste espaço cultural universitário.