História
A Galeria de Arte do Instituto de Artes – GAIA UNICAMP é uma Instituição pública estadual e juridicamente autônoma fundada em 09/06/1983, que realiza a programação periódica de exposições e produção de projetos arte-educativos, como palestras, conversas com artistas, profissionais da área museológica, mediações, oficinas e workshops, sendo subordinada à Diretoria do Instituto de Artes UNICAMP.
Desde sua criação, a galeria recebeu doações de obras de arte para formação do Acervo artístico da Universidade, que em 2012 foi transferido para a equipe de criação do MAV – Museu de Artes Visuais da UNICAMP.
Desde então, este espaço cultural do Instituto de Artes se programa com o objetivo de difundir as pesquisas artísticas com enfoque na Arte contemporânea, enfatizando seu papel na promoção das atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidas na universidade e nas Comunidades externas a ela.
A programação de projetos de Artes Visuais da GAIA é realizada anualmente através de Chamada pública, aberta aos artistas vinculados à comunidades interna e interessados de todo país, para receber projetos expositivos e propostas curatoriais. A seleção dos projetos é realizada pelo Conselho GAIA, formado por professores do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes, um representante dos funcionários da galeria e um representante de alunos, atendendo seu Regimento Interno.
Em 2015 foi incorporado à Programação Oficial da galeria o “Projeto GAIA+”, ampliando as abordagens dos eventos realizados e incluindo atividades das demais áreas do Instituto, como as artes da cena, cinema, comunicação e música.
Desde 2011 a GAIA desenvolve o Programa do Serviço Educativo, desenvolvendo ações com o objetivo de estimular, aprofundar e vivenciar propostas artísticas para públicos diversificados. De 2013 até o momento, o projeto está em fase de ampliação de suas atividades junto às escolas do município de Campinas e a comunidade interna e externa à universidade, recebendo grupos de alunos, como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que promovam a qualidade das experiências dos visitantes no contato com as exposições, garantindo maior acessibilidade.
A GAIA possui parceria com a Biblioteca Central “César Lattes” para a realização de exposições no Hall térreo e primeiro piso do prédio principal da BCCL, além de alocar o Acervo de gravuras do Gabinete de Estampas e o Acervo de Livros de Artistas do IA, sob responsabilidade da GAIA, no prédio da BORA – Biblioteca de Obras Raras UNICAMP.
A Galeria mantém também parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante – SAE UNICAMP, oportunizando a participação anual de alunos bolsistas no desenvolvimento de atividades de produção e atendimento educativo da galeria, como atividade de complementação à formação dos seus cursos de graduação.
Em 2020 foi apresentado ao público o Projeto GAIA VIRTUAL, via criação de uma plataforma para website do Instituto de Artes baseada nos espaços reais da galeria (projeto de doutorado IA de Rogério Bordini), para a realização de exposições durante o período de isolamento pela pandemia de coronavirus, sendo incorporado à programação permanente da galeria.
A atual coordenação da Galeria está a cargo da Profa. Dra. Luise Weiss (gestão 2018 – 2020), dando sequência à atualização do Plano Gestor deste espaço cultural universitário.