Serra da Capivara

Serra da Capivara: um olhar

Homenagem a Niéde Guidon

16 de maio a 05 de junho 2007

Para mais informações sobre o III Encontro de História da Arte / IFCH, acesse o site: http://maccouto.sites.uol.com.br

E-mail: eha.unicamp@gmail.com

SERRA DA CAPIVARA: UM OLHAR.

O impacto que a serra da capivara me causou foi intenso.

Este é o resultado do que eu nomeio: caderno de anotações.

À maneira dos artistas viajantes do século dezenove, porém com uma máquina fotográfica, tive o prazer de documentar e fazer as minhas anotações. aqui está o produto da minha emoção.

Assim homenageio Niéde Guidon, com esta exposição, compartilhando a minha experiência pessoal, percorrendo diversos sítios dos mais de setecentos existentes.

Pesquisando desde 1973 na região e implantando o parque e a estrutura que generosamente desfrutamos, Niéde desenvolveu o museu do homem americano, sua biblioteca, seus laboratórios impecáveis, exemplo visível de extrema qualidade e grande dedicação.

A quantidade e a qualidade deste material mostra a abundância de água, caça e florestal da região há dez, oito ou seis mil anos.

O Instituto de Arte (IA), através de sua Galeria de Arte associa-se ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) nesta homenagem em seu terceiro encontro de História da Arte (maio de 2007). A Unicamp cumpre seu papel chamando a atenção de nossa comunidade sobre este trabalho de alto nível, desenvolvido no país.

Minha visita ao Piauí ocorreu há exatamente um ano e minha memória e sensações estão vivas e sempre estarão.

Tuneu.

Maio 2007.