Residência

A exposição RESIDÊNCIA é uma coletiva dos alunos do curso de artes de plásticas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp realizados ao longo do Programa Artista-Residente.

O programa teve como convidado o artista plástico José Spaniol, professor do Instituto de Artes da Unesp. Todas as atividades na área de artes plásticas aconteceram no período de setembro de 2009 a fevereiro deste ano no IA, mas os encontros de 13 e 19 de janeiro ocorreram no Mosteiro São Bento, em São Paulo, onde Spaniol participou da exposição “Arte e Espiritualidade”. A idéia, segundo o artista, foi aproximar os alunos de seu processo de criação e acompanharem a montagem da mostra. A série “Balanças e lousas”, apresentada na exposição de São Paulo, faz parte de um projeto ao qual Spaniol deu continuidade no Programa Artista Residente.

SOBRE O ARTISTA

Spaniol saiu de São Luiz Gonzaga (Rio Grande do Sul) aos 4 anos de idade, mas criou-se em São Paulo, onde formou-se em 1983 em Artes Plásticas, na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e onde orientou oficinas de pintura e gravura na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde antes freqüentou cursos de modelo-vivo e pintura de paisagem, e em 1989 apresentou a exposição individual “Pinturas e Objetos”.

O artista viveu em Colônia, Alemanha, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauch Dienst – DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) entre 1990 e 1993. Entre suas exposições mais recentes, realizadas em 2009, estão as individuais na Capela do Morumbi, unidade do Museu da Cidade de São Paulo (São Paulo), no Centro Carpe Diem Arte e Pesquisa do Palácio do Marquês e na Galeria 3+1 Arte Contemporânea, em Lisboa. As coletivas que marcaram sua carreira são “Coletiva 6×6 – Novas Aquisições” Prêmio Funarte Marcantonio Vilaça, no Espaço Cultural Contemporâneo e Ecco (Brasília – DF) e Experimentando Espaços, no Museu da Casa Brasileira (São Paulo).