em um espaço diminuto

O Espaço Diminuto – O Espaço como Potência O trabalho da artista Rafaela Jemmene apresenta várias questões dialéticas entre lugar e não-lugar, tempo e espaço, materialidade e desmaterialização, visibilidade e invisibilidade, e principalmente a questão do vazio como problemática inerente, talvez por isso de forma tão coerente a artista coloque como referência direta para seu trabalho o artista norte-americano Gordon Matta Clark, tão importante para o entendimento do espaço na cultura contemporânea. A artista transita então por entre estas relações e as tenciona desenvolvendo assim uma produção artística de caráter múltiplo e complexo.

Interessada por estes estados de instabilidade, efemeridade, passagem e trânsito, Rafaela atua como um agente analítico observando as micropolíticas do espaço seja ele macro-ambiental, físico, doméstico, urbano ou atual e coloca o espaço como questão filosófica. Este questionamento, aliás, tem sido recorrente no campo da arte que por diversas gerações e movimentos têm investigado o espaço como dispositivo social, cultural e político e no quais também opera como meio de poder e controle, mas também de subjetividade e criação.

A artista Rafaela Jemmene se propõe a repensar estas questões e apresenta como proposta o ativamento do seu entorno, trabalhando no âmbito do cotidiano, pensando o espaço à sua volta, em um limite entre público e privado, íntimo e coletivo, abordando criticamente este espaço como potência criativa.

Dessa forma a artista transforma o espaço em seu suporte, lidando com ele de formas diversas, seja como projeto, mas também como obra e objeto de estudo. A pesquisa de Jemmene é interessante e necessária, afinal vivemos um tempo que o espaço se tornou de certa forma relativo, banalizado e esquecido enquanto condição humana.

Bruno Mendonça é artista e pesquisador. Mestrando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e
Semiótica pela PUC-SP atua como pesquisador bolsista pela CAPES e como colaborador nos grupos de pesquisa Arte e
Meios Tecnológicos (AMT) e Criação e Comunicação nas Mídias (CCM).

 

Abertura: 20 de março de 2012, às 12:30 horas.

Visitação: 20 a 29 de março de 2012, das 9:00 às 17:00 h.

Defesa de Mestrado: 26 de março, às 14 h.
Orientação: Profa. Dra. Ivanir Cozeniosque Silva

Maiores informações: http://rafaelajemmene.multiply.com/