O Corpo na Capoeira

Convite para tese de livre docência de Eusébio Lobo: O Corpo na Capoeira.
Este estudo trata a capoeira por uma ótica particular em que o golpe, a seqüência, os aspectos da capoeira, aqui apresentados, são vistos pelas características espaciais e cinéticas do movimento do corpo. Desse olhar, caminhamos para a identificação dos conceitos básicos, princípios e condutas éticas que se depreendem do jogo corporal. Partimos da hipótese de que é possível esta identificação por meio da análise dos elementos constitutivos desta nobre arte.

Deste modo, buscamos acrescentar novos dados para futuras análises do fenômeno do corpo na capoeira e oferecer recursos didáticos. Propomos ainda um caminho de treinamento baseado na análise dos movimentos básicos identificados.

Nesta reflexão não pretendemos identificar historicamente como se deu a origem da capoeira. Discutiremos acerca dos elementos fundantes desta prática, traçando relações, principalmente, com o que se depreende do corpo na capoeira; com importantes contextos históricos que têm relação direta com os diversos contextos sócio/econômicos e culturais do Brasil, com depoimentos, história, estórias e registros da nossa memória, de vivência com a arte da capoeiragem.

Utilizamo-nos da análise de documentação histórica e de estórias para identificar os prováveis elementos que constituíram os primórdios da capoeira. Perpassamos uma reflexão crítica dos principais dados acessíveis em nossa época e recorremos à análise dos fundamentos operacionais do corpo na capoeira.