Arte-Joalheria
A GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA APRESENTA ANA PAULA DE CAMPOS EXPOSIÇÃO E DEFESA DE TESE DE DOUTORADO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2011 – às 13 horas
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie – 1997), desenvolve pesquisas em joalheria há mais de 15 anos. Tem experiência docente em cursos de Design e Moda e possui diversos artigos publicados na área de design, joalheria e materiais. Como joalheira, iniciou sua formação nos ateliers de Ricardo Mattar, Bobby Stepanenko e Renato Camargo, tendo realizado também workshops com renomados artistas como Ruudt Peters, Ela Bauer, Estela Saez, Karin Seufert e Tore Svenson. D |
A tese de doutorado Arte-Joalheria: uma cartografia pessoal apresenta uma pesquisa sobre a produção joalheira no território da arte. A jóia é tratada em sua abordagem poética, desobrigada de seu vínculo com materiais preciosos e de sua função decorativa, evidenciando seu papel como meio capaz de questionar as relações estabelecidas entre as dimensões individuais e coletivas.
A investigação aborda questões relativas ao desejo, ao corpo e à materialidade, entendidas como elementos intrínsecos às jóias, através de uma cartografia configurada como performance, considerando-se a realidade contemporânea enquanto paisagem dinâmica.
Na discussão apresentada configura-se a possibilidade de produzir e pensar o objeto jóia a partir de conteúdos teóricos extraídos do pensamento de Deleuze e Guattari articulados aos conteúdos oriundos de práticas em arte-joalheria.
Busca-se trazer a tona significações desprendidas do apelo sedutor da materialidade preciosa e ser contraponto à onipresença do discurso contaminado pelas dinâmicas do consumo, abordagens estéticas, interesses do mercado e fluxos da moda, construindo novas transversalidades para pensar e produzir joias.