Ciao!

A Galeria de Arte UNICAMP/IA convida para a exposição:

Mostra de desenhos, gravuras e fotografias de 8 artistas da última turma da disciplina “Laboratório de desenho do Curso de Artes Visuais da UNICAMP”

Abertura: 06 de março, às 12h30
Visitação: até 13/03, das 09h00 às 17h00

Artistas expositores:
Fábio Lopes
Flor Dias
Isabela Parrón
João Nakacima
Laura Françoso
Thales Lira
Thiago Fernandes
Yeda Endrigo

O desenho como percurso, como ato, como fato é talvez a relação mais antiga que temos com a representação. Por meio dele, o artista apreende o mundo à sua volta e transforma a observação em discussão sobre essa observação.
Desenhar é pensar, é nos forçar a olhar o outro (ou o objeto), dissecá-lo e reorganizá-lo novamente, transformando, expressando e concretizando a ação.
É a vontade de compreender o mundo e o desejo de figurá-lo.
É o lugar de nosso corpo no espaço da existência.

Lygia Eluf
Professora da disciplina: Laboratório de desenho do Curso de Artes Visuais da UNICAMP

CIAO, saudação informal italiana que significa tanto um “olá” de boas vindas como um “até logo” de despedida. O título dessa exposição, que também é o nome de um livro com as obras e textos desses artistas, remete primeiramente a uma despedida dos anos de formação universitária, pois a gênese dessa exposição é a última turma da extinta disciplina de laboratório de desenho, mas o título também refere-se ao início dos primeiros anos do restos de suas vidas, uma vida em que as habilidades e as experiências adquiridas na graduação serão expostas para fora dela.

A exposição reúne 8 artistas que através do desenho, gravura e fotografia, aliciam o público a ver suas marcas, sequelas, dores e sensibilidade de uma certa geração, que por infintos caminhos possíveis escolheram o mundo das artes visuais.

Deleite-se, irrite-se, inquiete-se, mas deixem que a emoção sobreviva, como esses artistas fazem e convidam vocês a fazerem. CIAO!

leia matéria no UNICAMP NOTÍCIAS