Maré

No sábado (25/08), a Galeria de Arte estará aberta e Bonato fará uma visita especial à exposição, das 14 às 17 horas.

Projeto de residência artística em Artes Gráficas desenvolvido durante o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012.
Artista residente: Ernesto Bonato
O projeto foi centrado na produção da xilogravura “Maré”, realizada pelo artista e estudantes do Instituto de Artes da Unicamp em ateliê aberto, proporcionando o contato com todas as etapas de desenvolvimento deste projeto, desde a concepção até a exposição da obra acabada. As ações coordenadas propostas (encontros mensais e semanais), associadas ao trabalho contínuo no ateliê alimentaram as experiências colhidas na prática com informações e reflexões sobre temas que se colocam na base do desenvolvimento de todo artista, ao mesmo tempo em que produziram dinâmicas na organização do trabalho de cada estudante favorecendo a descoberta e o fortalecimento de um caminho genuíno.

A exposição na Galeria da Unicamp mostrará três variações de impressão da gravura Maré (que mede 01 x 04 metros cada), além de 08 gravuras da série Deambulatório, realizada pelo artista em 2006/07 e gravuras dos estudantes que participaram do projeto. Parte da gravura Maré também foi gravada e impressa com a participação dos estudantes da Unicamp.

Sobre Ernesto Bonato
Graduado e mestre pela ECA–USP. Participou da criação do serviço educativo do MASP. Ensinou gravura em metal na FAAP e desenho e gravura no Centro Universitário SENAC, onde projetou o primeiro ateliê de gravura não-tóxica do país em uma instituição de ensino. Membro fundador e coordenador do Atelier Piratininga desde 1993. Trabalha com desenho, gravura, fotografia, instalação e intervenção urbana há mais de 20 anos e teve trabalhos expostos em mais de 140 exposições individuais e coletivas no Brasil e em 28 países.
Prêmio Unesco, no 14º Salão Nacional.
Participou da criação de projetos coletivos como o “Projeto Lambe-Lambe”, “Trilingüe ABC: Gráfica atual”, “L´Art Roman vu du Brésil, entre outros.
Organizou e participou de diversos intercâmbios, simpósios e palestras sobre arte e educação. Curador de exposições no Brasil e exterior.
Escreveu textos pedagógicos sobre desenho, pintura e gravura, além de atuar como ilustrador e em diversos projetos educativos dentro e fora do país.
Coordenou o livro “Lugar, Tempo, Olhar: arte brasileira na França Românica”.
Atualmente, se dedica à pintura e a gravura.
Contato com Ernesto Bonato: apira@ig.com.br Tel: 011 8672 7008

conheça outros trabalhos do artista