O Tempo e a Construção…

O Tempo e a Construção do Espaço – coletiva alunos Lygia Eluf

Amir Brito Cadôr / Ana Celia Garcia de Sales / Andréia Dulianel / Camila Bernardes / Carusto Camargo /

Daniela Maura / Eduardo Nespoli / Eliane Canal / Marcio Elias Santos / rio Fiore /

O TEMPO
E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO

Disciplina realizada no primeiro semestre de 2006 no programa de pós-graduação do Instituto de Artes, UNICAMP

Professora responsável:

Lygia Arcuri Eluf

Exposição:

29/06 a 07/07/2006

Mary Carmen Bosque/ Nenê Jeolas / Nicole Somera / Patrícia Faria / Paulo Cheida / Pedro Hurpia /
Simone Peixoto / Thaís D’Abronzo / Tiago Macambira / Walkíria Pompermayer / Ynaiá Barros

A partir da segunda metade do século XX os artistas se vêem às voltas com a necessidade de compreender a questão da representação do espaço de um modo absolutamente diverso do que existia até então. As transformações causadas no pensamento ocidental, após o final da Guerra, são decisivas para a construção dessa representação.

Dos novos espaços da arte no mundo moderno, de sua institucionalização e banalização, tornados   públicos e multiplicados nas vanguardas, até finalmente o espaço mental, íntimo, instrospectivo, fragmentado e fragilizado das construções artísticas contemporâneas: esse foi o percurso traçado para a realização deste trabalho.

O espaço inicial proposto foi circunscrito em torno de um ponto central que representava cada um dos participantes. A proposta prevê uma ação artística coletiva onde as diferentes “paisagens pessoais“ podem dialogar. A paisagem resultante aqui apresentada é uma extensão panorâmica que reúne objetos, corpos e vazios no espaço institucional da galeria,.

1. o espaço como memória, fragmentos e confissões pessoais
  2. o espaço como linguagem, meio e objeto