A Construção de uma Paisagem

 

 

 

A exposição de pinturas “A Construção de uma Paisagem” se constitui de dois núcleos importantes: locus amoenus e Mapas Imaginários.

<p ‘text-align:justify’=””>Este projeto artístico teve início no ano de 2003, com o objetivo de dar continuidade à pesquisa do artista sobre o tema da paisagem, focalizando principalmente as relações da pintura com o ambiente urbano.

Locus Amoenusé o nome da série de pinturas iniciada em 2003. A expressão latina refere-se ao tema do jardim descrito, conforme a tradição da antiguidade greco-romana, como o paraíso terrestre, a “paisagem ideal”. O adjetivo amoenus designa a paisagem agradável, delicada, suave, branda.

A presença da cidade, constante no imaginário do artista e nos diferentes momentos do seu trabalho, aqui se mostra a distancia, em vistas aéreas. Assim, as novas representações da pintura são projeções do mundo urbano, observado como se fossem mapas. Sob um ponto de vista distante, os mapas imaginários são como uma projeção de uma cidade de dimensões inusitadas.

A exposição é constituída de 12 pinturas na técnica de tinta acrílica sobre tela e 15 pinturas em acrílica sobre papel, com formatos que variam de 30 x 40 cm. a 120 x 160 cm.

Veja outra exposição de Mário Fiori na Galeria de Arte IA/Unicamp