Estampa 2011

 

ESTAMPA 2011

CENTRO DE PESQUISA EM GRAVURA/IA e GALERIA DE ARTE UNICAMP/IA

Período: de 02 a 20 de maio de 2011

ABERTURA: 02 de maio às 10h – segunda-feira
Mesa Redonda: GRAVURA NA UNIVERSIDADE: PESQUISA, POÉTICA E PERMANÊNCIA
Luis Gê, Salete Mulin, Marcio Perigo, Luise Weiss e Lygia Eluf
Local: GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA

6 de maio – 6feira – 9 às 12h
AULA ABERTA para melhor idade – Danilo Perillo
Local: CENTRO DE PESQUISA EM GRAVURA / IA

12 de maio – 5feira – 9 às 17h
OFICINA: Cerimônia obliqua: Cláudio Garcia e Julia Salgueiro
9 às 12h: GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA
14 às 17h: CENTRO DE PESQUISA EM GRAVURA / IA

19 de maio – 5feira – 14 às 17h
PALESTRA: Fabrício Lopes
Local: GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA

20 de maio – 6feira – 12h30
ABERTURA/ENCERRAMENTO da exposição com a presença do curador do evento: Eduardo Besen
Local: GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA

Estampa 2011
Regularmente acontecem em diferentes países europeus e em várias cidades norte-americanas, grandes exposições, feiras e congressos em torno da questão da imagem gravada e impressa e teremos esse ano, pela primeira vez um evento semelhante no Brasil, em São Paulo: a Estampa 2011.
O evento, organizado por Eduardo Besen, proprietário da Galeria Gravura Brasileira, promete reunir durante o mês de maio de 2011 exposições, palestras, oficinas e uma ampla reflexão sobre o papel da gravura no cenário artístico contemporâneo.
A 1ª edição do SP ESTAMPA 2011 reunirá artistas, galerias, ateliês, editoras, instituições e espaços comerciais que trabalham com a estampa sob todas as suas formas (gravuras, monotipias, stencil, lambe-lambes, múltiplos, livros de artista, álbuns de gravura, fanzines, revistas e instalações) e será realizado, anualmente, sempre no mês de maio. O SP ESTAMPA 2011 surgiu da necessidade de ampliação do espaço das artes plásticas no cotidiano da cidade. Com este evento vamos reforçar a existência de um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrar aos visitantes a grande qualidade da gráfica nacional, estimular a transmissão de conhecimento através de cursos, palestras e workshops e ampliar o público interessado em artes visuais.
A Unicamp, através da Galeria de Arte e do Centro de Pesquisa em Gravura do IA participam do evento com uma programação voltada para a produção gráfica no âmbito acadêmico, relacionando pesquisa, ensino e produção artística.
A programação aberta ao público e gratuita foi pensada no sentido de provocar durante três semanas de duração do evento, entre 02 e 20 maio, uma inclusão da comunidade acadêmica estendendo-se ainda para a cidade de Campinas.
Iniciaremos os trabalhos com um debate reunindo artistas, professores, gravadores convidados e alunos do IA. Em seguida estão programadas três oficinas no ateliê de gravura e o resultado de todas essas ações e parte da produção em gravura nessas três semanas ocupará o espaço da Galeria de Arte. O espaço expositivo será ocupado gradualmente e preenchido nessas três semanas. No final, com as paredes e espaço expositivo completo, encerraremos o evento com a abertura da exposição no dia 20 de maio, as 12:00h com a palestra e presença do curador do evento, avaliando as ações e os resultados dessa iniciativa.

Veja programação completa aqui


Fotos: Mesa-redonda de abertura e Oficina de Claudio Garcia, Júlia Salgueiro e Lygia Eluf