Arquipélagos (sala1)


“Arquipélagos”

Georgia Kyriakakis

Programa Professor Especialista Visitante na Graduação – Artes Visuais Edital PRG 08/2014
Instituto de Artes UNICAMP

Encontro com a artista: dia 09/12, às 15h00


ARQUIPÉLAGOS é uma instalação inédita, criada em 2007, e cujo projeto ficou guardado durante anos, à espera do momento certo para ser apresentado.

A exposição faz parte do projeto Cartografias Mentais: aproximações poéticas entre a arte e a geografia, apresentado ao Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp que abrigou, no segundo semestre de 2014, uma série de atividades acerca da relação entre arte, natureza e geografia. O eixo central do projeto foi um curso, ministrado aos alunos da graduação, no qual as cartografias e os códigos de representação gráfica da natureza se tornaram assuntos recorrentes. O entusiasmo dos alunos, a riqueza da discussão em grupo, a troca de experiências com moradores do interior paulista e a própria paisagem da Unicamp foram determinantes para reanimar o projeto ARQUIPÉLAGOS, que apresento como forma de retribuição à rica experiência, proporcionada no intercâmbio.

ARQUIPÉLAGOS é uma instalação composta por 8 mesas, apropriadas das salas de aula do Instituto de Artes da Unicamp. Elas são dispostas lado a lado, sobre as quais estão distribuídos alguns objetos, tais como, mapas, guias de viagem, cadernos de anotações e potes de vidro com água. Cobrindo a superfície das mesas e dos objetos repousa uma finíssima camada de pigmento em pó verde que cobre tudo e oculta parcialmente as informações gráficas existentes nos objetos.

A obra procura tratar dos deslocamentos, das paisagens vistas ao longe, dos campos e topografias. ARQUIPÉLAGOS se faz na amplitude, no vazio, no silêncio e na materialidade aveludada da camada de pó em repouso – tentativa de transpor para o espaço indoor a sensação que a natureza e a paisagem me provocam e que nos trajetos de São Paulo à Unicamp animaram meu impulso criador.

Geórgia Kyriakakis
Novembro/2014

 

“Essa exposição de Georgia Kyriakakis resulta de sua passagem pelo Curso de Artes Visuais como Professora Especialista Visitante na Graduação.”Cartografias mentais: aproximações poéticas entre a Arte e a Geografia” é o titulo do projeto apresentado por ela, em conjunto com a Comissão de Graduação do Curso, selecionado pelo Edital da PRG. Nessa proposta, a artista/pesquisadora coloca a questão dos intercâmbios entre o desenho, a experiência do caminhar como arte e a materialidade dos objetos e instalações tridimensionais como sua proposta. Ocupa, dessa forma, espaços internos e externos das instalações do Curso de Artes Visuais no Instituto de Artes, relacionando-se com a paisagem de seu entorno. ”

Profa Dra. Sylvia Furegatti- coordenadora do Curso de Artes Visuais da UNICAMP.