GAIA + Filmes

A GAIA – Galeria do Instituto de Artes da UNICAMP convida para o Projeto GAIA +: ampliação das abordagens na Programação Oficial, incluindo a realização de atividades na área de pesquisa, ensino e extensão do Instituto de Artes (Dança, Comunicação, Música e Teatro), além das propostas de artes visuais.

12 de novembro de 2015 – SALA 1 – GAIA
10h00: Projeção do documentário “Diário de Exus”
Direção: Gilberto Alexandre Sobrinho, 2014, 24 min.

O filme atualiza o mito Exu, tomando como ponto de partida o processo de criação da peça de teatro Exus, concebida e dirigida por Grácia Navarro. Seu protagonista, o ator Mestre Jahaça, é o fio condutor que conecta os diferentes lugares onde habita essa divindade.
13h30 – Debate com o Diretor: Processo de Criação no Cinema Negro Brasileiro.

11h00
: Projeção do filme “A Dança da Amizade (work in progress) Histórias de Urucungos, Puítas e Quijengues”.
Direção: Gilberto Alexandre Sobrinho, 2015, 25 min.

Um filme sobre a resistência cultural afro-brasileira, a partir da trajetória do Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues.
11h30 – Debate com o Diretor: Identidades, Identificações e Processos: Subjetivos na Construção da Imagem do Negro no Cinema.

Patrocínio: Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). Prefeitura Municipal de Campinas, SP.
Apoio: FAEPEX – Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICAMP.

Gilberto Alexandre Sobrinho é professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação no Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente é coordenador Geral da Pós-graduação do IA. Foi professor Visitante (CAPES/FULBRIGHT), no Departamento de Cinema da San Francisco State University, autor do livro “O autor multiplicado: um estudo sobre os filmes
de Peter Greenaway”, (Alameda). Dirigiu os documentários Diário de Exus(2014) e A Dança da Amizade (2015, em finalização).

Evento gratuito.