Art Book

Exposição apresenta enciclopédia com 50 artistas inventados

 

ART BOOK é resultado do mestrado na Unicamp em Artes Visuais do artista Bruno Moreschi

Em cartaz de 21 a 31 de janeiro de 2014, a exposição ART BOOK apresenta o resultado final do mestrado de Bruno Moreschi, artista e acadêmico do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Na obra que dá título a exposição, o artista produziu uma enciclopédia de artistas, um tipo de publicação comum na História da Arte. Entretanto, diferente das demais, todo o conteúdo desse livro/obra é inteiramente ficcional. O trabalho apresenta biografias, imagens de trabalhos e declarações de 50 artistas e imagens de suas mais de 300 obras feitas em tamanho real.

Todo o livro/obra, inclusive as obras fotografadas, os textos e a diagramação das páginas, foi produzido pelo próprio artista. Isso inclui pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e performances (com atores dirigidos pelo artista). O resultado é uma publicação em português, inglês e espanhol que se assemelha a outras enciclopédias verdadeiras encontradas em bibliotecas e livrarias.

A obra e sua pesquisa foram parcialmente financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e por uma residência artística em Coimbra, Portugal, da Associação Iberoamericana de Pós-graduação (AUIP). A orientação é da prof. Lygia Arcuri Eluf, que assina o texto da exposição. Na mostra, exemplares da enciclopédia estão a disposição do público para serem lidos. Além disso, nas paredes do espaço expostivo, estudos, rascunhos e outros materiais explicam melhor como foi o processo de quase 3 anos de produção da enciclopédia.

No dia 29 de janeiro o artista Bruno Moreschi irá realizar sua defesa de mestrado e explicar melhor como foi a experiência de ter realizado a obra. O evento é aberto ao público.

 

leia matéria no Unicamp Notícias