Laboratórios Formandos 2001

Formandos 2001

LABORATÓRIOS

20 de novembro a 19 de dezembro de 2001

aline mourão de albuquerque ddaniela maura erika bonet fernanda dodi fernanda giuliete
isabel graciano luciana giraldo marli gonçalves raquel brenha renata cardoso

Há algum tempo, por ocasião de uma aula, constatou-se a importância de uma escola ou universidade estimular diversidades, e não homogeneizar atividades práticas e teóricas. Justamente nas atividades práticas de ateliê, muitas vezes há um condicionamento calcado em modismos ou preferências pessoais. Pensando neste assunto, e na responsabilidade como professora de área prática, veio o convite para escrever um texto de apresentação para a exposição dos formandos na Galeria de Arte / IA.
Reconheci exatamente estas questões ao observar os trabalhos: cada um está trilhando um percurso deixando visíveis marcas pessoais; nos traços, nos gestos, na escolha de suportes e das ferramentas, na busca de poéticas visuais próprias.
Alguns dos formandos tenho acompanhado há semestres, e percebo neles uma persistência, uma tenacidade necessária à prática artística. É claro que há também de ser avaliada a capacidade expressiva, a sensibilidade a atitude criativa, enfim, a serenidade com o trabalho. É o que iremos constatar na exposição dos alunos formandos de 2001, na Galeria de Arte Unicamp / IA.

Luise Weiss