Estratégias de Camuflagem | Um Dia na China

A Galeria do Instituto de Artes – GAIA/UNICAMP convida para as palestras do mês de abril de 2015:

Dia 08/04, às 10h00: Estratégias de Camuflagem: uma nova relação entre arte e cidade – Chile | Novembro de 2014.

Sylvia Furegatti – artista visual, doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e Especialista em Museus de Arte pelo MAC-USP. Professora de escultura e coordenadora do Curso de Artes Visuais da UNICAMP.

“Apresentação do contexto de participação como uma das artistas convidadas para o Projeto Estratégias de Camuflagem, de curadoria de Ignacio Smulevicz, historiador de arte e curador independente chileno. O projeto elaborado por ele ocorreu em novembro de 2014 e congregou dois brasileiros: Sylvia Furegatti e Felipe Scovino, além de seis chilenos, para um evento sobre Arte e Meio Urbano Contemporâneo realizado no MAC- Museo de Arte Contemporáneo de Santiago e na Universidad de Chile.”


Dia 09/04, às 10h00: Um Dia na China: considerações sobre as atividades de Gravura desenvolvidas durante o Workshop em Guanlan- China | Fevereiro de 2015.

Luise Weiss – artista plástica, doutora em poéticas visuais (ECA/USP), é professora de Desenho e Gravura no Instituto de Artes da UNICAMP.

“O Workshop foi realizado em Guanlan, no sul da China. O local é um distrito de Shenzhen, uma cidade industrial. Participei do Workshop juntamente com os artistas Feres Lourenço Khoury e Sérgio Fingermann. Outros artistas ainda irão para esse local: Maria Bonomi (curadora da turma do Brasil), Ernesto Bonato, Salete Mulin e Evandro Carlos Jardim. Participaram artistas da Argentina, Austrália, Canadá, Japão, além de artistas chineses consagrados. O Centro de Gravura de Guanlan abarca as técnicas gráficas: xilogravura, calcogravura, serigrafia, litografia e off-set. Trabalhei durante um mês com xilogravuras, frottagens e tirei fotografias, que serão retrabalhadas futuramente. O projeto compreende também uma exposição, onde estarei divulgando as fotos tiradas de uma mostra de Gravura Contemporânea do Museu da Gravura.”

Eventos gratuitos.