(i)legalidades – Festival do Instituto de Artes – 18ª edição

A Galeria do Instituto de Artes – GAIA/UNICAMP convida para a exposição que ocorrerá no mês de setembro de 2017

O Festival do Instituto de Artes em sua 18ª edição a fim de levantar e discutir as consequências da intervenção e do papel do artista, frente ao contexto sociopolítico atual, elegeu como tema “(i)legalidades”, fenômeno seletivo que absolve ou pune a partir de variantes fenotípicas e de gênero da população.

A mostra reúne artistas da região (Campinas, são Paulo e Limeira) cujas produções abordam o tema pela perspectiva do sujeito perante o aparato da legalidade e como sua presença e fenótipo é variante do acesso aos direitos básicos.

Os temas das obras se entrelaçam na exposição estabelecendo uma conexão entre as diversas formas de restrição do sujeito evidenciando o caráter seletivo do sistema. Tal seletividade pode ser entendida ao compararmos a legalidade com um filtro, que permite passagem apenas de corpos que atendem ao conceito de “ser universal”, o homem branco, hétero e cristão.

A partir do momento em que esse corpo não oferece condições de se atrelar a este molde normativo, o filtro se fecha e exclui tais corpos relegando-os às margens, tornando-se praticamente impenetrável à medida em que o sujeito não universal se distancia do molde social.

Helen Santos Aguiar
Graduanda em Artes Visuais – Unicamp