Superfície Objeto Matéria

A SUPERFÍCIE, O OBJETO E A MATÉRIA

MARCIO ELIAS SANTOS

Exposição de Mestrado – Defesa: 19/02/2009 – 9h00

Orientadora: Profa. Dra. Luise Weiss

Técnica utilizada: encáustica, objetos de cera, e têmpera a ovo em madeira

Anos: 2006/2007/2008

currículo do artista

Leia matéria publicada no Correio Popular

MARCIO ELIAS

A Superfície, o Objeto e a Matéria

Há cerca de oito anos venho fazendo experiências com a encáustica, (técnica de pintura na qual a cera é usada como veículo para os pigmentos, como tinta), estudando suas peculiaridades técnicas e sua visualidade. Graças às qualidades físicas da cera, seu comportamento como médium é surpreendente em uma ampla gama de suportes, tradicionais ou não, como o tecido, o gesso, a madeira, o papel e outros. Sempre gostei de observar como a cera recobre o suporte, mantendo registrados ao se solidificar os seus movimentos,como aqueles pós-aplicação, quando a aqueço a cera novamente e as manchas se movimentam. Também gosto de observar as suas velaturas, a alternância de camadas translúcidas e opacas, que criam tonalidades imprevistas, mesmo que quase sempre na chave de tons rebaixados .

A cera é sensorialmente muito atraente à visão, ao tato e ao olfato. A cera pode embalsamar e proteger, é perene, não reagente com a atmosfera e com substâncias como madeira, tecido, papel e a maioria dos pigmentos artísticos. Quanto aos objetos, a escolha de cada um é primeiramente formal. Minha preocupação é como esta forma vai contribuir ou modificar a pintura. Mas é muito provável que existam, talvez num segundo plano de intenção, outros atrativos nestes objetos além das características formais. Lembranças, ocasiões, pessoas, cada objeto remete a um fato afetivo, um elo para algum fio da memória. Sinto-me íntimo dos objetos. Gosto de observá-los pelo seu material, seu acabamento, quais as operações que o fabricaram. E se são usados, ver que marcas possuem, se são de uso ou acidentais; se foram reparados, repintados; se estão gastos, corroídos. Esses dados compõem uma história especulativa do objeto, e mesmo que ele seja fabricado em série, acaba se particularizando, tornando se um objeto único.

Estas observações e reflexões estão presentes nesta série de trabalhos reunidos nesta exposição. Mais do que um resultado final de uma pesquisa, pontuam um percurso transcorrido, assinalam um processo que, principalmente, não está acabado, mas indica mais questões e mais direções que podem ser prosseguidas.