Chão de Estrelas

Chão de estrelas é uma videoinstalação na Galeria de Arte da UNICAMP, composta por gravações de cantores de videokê do centro da cidade de Fortaleza. As filmagens foram feitas de 2006 a 2007, período durante o qual Ticiano Monteiro realizou um mergulho na multidão, acompanhando noites de boemia de pessoas comuns, em bares e restaurantes populares, lazer de vidas infames. Nessas situações prosaicas, encontrou momentos singulares em que vidas ordinárias convertem-se em extraordinárias. O trabalho revela pessoas comuns e suas estratégias de sobrevivência e manutenção de sua humanidade, num movimento antropofágico de apropriação dos dispositivos, seja para obter dele seu sustento ou apenas para fantasiar uma subjetividade. Não basta existir, mas criar um modo de existência singular.

O trabalho de Ticiano, em suas variadas montagens, nos apresenta um universo de pessoas que resistem, que criam uma potência de vida dentro de uma realidade ordinária, massiva, cruel. A videoinstalação Chão de Estrelas é o terceiro agenciamento do material gravado, relacionada à pesquisa de mestrado homônima, que será defendida no Programa de Pós Graduação em Multimeios, na UNICAMP. Já foi montada de duas outras maneiras: em sua primeira versão, no dance hall do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, era composta por um aparelho de videokê sobre o palco, uma projeção de um longa metragem em frente a um sofá e uma coleção de cedês de cantores amadores, disponíveis para ser ouvidos por meio de um aparelho de som, na pista de dança. Num segundo arranjo, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, continha, além do longa metragem projetado em frente a um grande sofá vermelho, uma mesa de sinuca, e três backlights mostrando imagens de cantores do centro de Fortaleza com pequenos aparelhos leitores de mp3 acoplados, contendo gravações de músicas e entrevistas dos cantores.

Agora Ticiano apresenta uma videoinstalação com dezenas de televisores velhos, transmissores, codificadores, divisores de sinal, cabos, fios, antenas, num arranjo que revela a precariedade tecnológica associada ao universo dos bares populares e a precariedade de seus frequentadores. E, da mesma maneira que as subjetividades que revela, transforma esse suporte aparentemente obsoleto em um belo arranjo, capaz de revelar e amplificar a potência das imagens dos cantores e de suas performances

Defesa de mestrado: 18 de junho, às 14h00
Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes UNICAMP – Multimeios
Orientação: Prof. Dr. Francisco Elinaldo Teixeira

Visitação: 10 a 21 de junho de 2013

Ticiano Monteiro

Artista multimídia, trabalha desde 2001 com vídeos e ações poéticas. Premiado no Festival de Cinema de Porto Alegre – Cine EsquemaNovo, e na Sétima Mostra de cinema e vídeo de Taguatinga, em 2008, participante do programa Rumos Itaú Artes Visuais, em 2006, da Bolsa Pampulha de Arte, em 2005, e premiado no Salão de Sobral, em 2002. Participou de diversas mostras de cinema e exposições de arte no Brasil e no mundo. Estudou Artes Visuais no IFCE, Audiovisual na Escola de Audiovisual de Fortaleza, está concluindo o Mestrado em Multimeios no Instituto de Artes da UNICAMP.