Gramatura 32

GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA recebe jovens artistas formados pelo Curso de Artes Visuais da Unicamp

Depois de exibida no MAC Campinas a mostra Gramatura32 formada por trabalhos de 26 jovens artistas graduados pelo Curso de Artes Visuais da Unicamp será inaugurada na Galeria de Arte Unicamp / IA. Essa proposta traz um diferencial para a usual apresentação de projetos finais, pois nasce de uma iniciativa dos alunos de graduação que, apoiados pela Coordenação e Chefia do Departamento de Artes Plásticas e por um docente representante dos Laboratórios artísticos, transformaram o projeto em um processo de orientações e etapas de produção e pesquisa.

O projeto chega ao final depois de 9 meses do seu desenvolvimento, transcorridas a definição dos trabalhos, preparação, entrega e análise dos portfólios.

Um grupo formado por professores do Curso e um especialista convidado formam o comitê de organização e seleção. Do corpo docente do curso participaram os profs Lucia Fonseca, Sylvia Furegatti e Tuneu. O crítico Guy Amado, escolhido pelos próprios alunos formandos foi o convidado externo que colaborou com a seleção final e assina o texto de apresentação da mostra. O conjunto de trabalhos é composto pela produção e pesquisa recente realizada como projeto de conclusão de curso dentre as linguagens de pintura, gravura, desenho, vídeo, instalação, fotografia e objeto.

A direção tomada pelo projeto adota um caminho que busca garantir a melhor visibilidade do trabalho em produção cultural desenvolvida dentro da universidade em seu diálogo com a comunidade.

Guy Amado, que esteve presente por aqui no último dia 16 de junho para uma palestra sobre os atuais direcionamentos da Arte Contemporanea, data quando foi também lançado o Catálogo da mostra no MAC Campinas, dá o tom do projeto na conclusão de seu texto:

A mostra de formatura, Gramatura 32, é um evento que, para muitos desses moços e moças, significa a primeira oportunidade de lançar ao mundo sua produção, fora do espaço protegido do seu ateliê ou das oficinas da faculdade, num importante exercício público de exposição. Linguagens diversas convivem e atestam a diversidade de procedimentos e pesquisas plásticas por eles desenvolvidas a partir destes anos de estudo, com predominância dos meios clássicos da gravura e do desenho, não raro abordados com inventividade para além de seus limites tradicionais. De modo geral há um ruído estimulante no conjunto de trabalhos, evidenciado no modo como pulsões e sensibilidades díspares ganham forma e articulam uma trama visual de forte presença. Fechado esse ciclo, para esses jovens artistas não se trata agora de migrar da universidade para o conforto relativo do escritório ou do consultório: daqui por diante terão que, antes de tudo, se perceber artistas, se descobrir artistas, a ir gradualmente afirmando um grau de compromisso com seu trabalho e naturalmente elaborando assim o percurso de suas poéticas. E, tomara, terão que responder mais e mais publicamente por suas criações e maquinações.

Tradicionalmente, a Unicamp absorve estudantes do Brasil todo que, por uma média de quatro anos, vivem em nossa cidade e se relacionam com seus equipamentos urbanos. Muitos deles retornam profissionais para suas cidades de origem ou seguem para outros centros. Muitos também decidem aqui permanecer construindo sua vida profissional e agregando valores renovados para a árdua tarefa da vida cultural em nossa Metrópole.

Os jovens artistas integrantes da Exposição Gramatura32 são:

Alice Reily

Angela Elias

Ayune Namur

Bruno Baptistelli (Beba)

Carine Rieko

Cloves Marcão

Gabriela Lodo

Helenira Paulino

Julia Rolim

Juliana Sá
Juliana Alvim

Leticia Leardini

Leticia Graciano

Leticia Borges

Ligia Badiale

Luciana Miyuki

Manu Romeiro

Maíra da Silva Pinto

Bel Magnani

Mariana Murayama

Milena Quattrer

Raquel Ciorlia

Talita Caselato

Talita Mendes

Thais Nihi

Yara de Barros

A proposta conta com o apoio de variadas instâncias da Universidade, além da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Museu de Arte Contemporânea. Da Unicamp, vieram os recursos financeiros e apoio do projeto. Devem ser mencionados:

  • – FAEPEX – Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária,
  • – Reitoria,
  • – Pró-Reitoria de Extensão Universitária,
  • – Direção do Instituto de Artes,
  • – Departamento de Artes Plásticas,
  • – Especialização em Artes Visuais – ART120.

Ficha Técnica do Projeto:

Concepção e Realização: Comissão de alunos do Projeto, Chefia, Coordenação do Curso de Artes Visuais e Docente Representante dos Laboratórios Artísticos.

Comissão de alunos: Juliana Sá, Ligia Badiale e Luciana Miyuki

Chefia do Departamento de Artes Plásticas: Prof. Dra. Lucia Fonseca

Coordenação do Curso de Artes Visuais: prof. Dra. Sylvia Furegatti (associada) e prof. Dr. Edson Reuter

Docente Representante dos Laboratórios: Tuneu

Fotografia: Tácito

Crítico convidado externo: Guy Amado

Designer Gráfico do Projeto: Ivan Avelar

Coordenação da Galeria de Arte da Unicamp: prof. Dr. Marco do Valle

Contatos para mais informações: Galeria de Arte Unicamp / IA – Malu Neves – 3521-6561 (galeria@iar.unicamp.br)

 

IMAGENS DA EXPOSIÇÃO NO MACC