Roupas para não vestir

A exposição“Roupa para não vestir”, reúne trabalhos de seis novos jovens designers de moda, sob a curadoria de Maria Claudia Bonadio e RitaVidal.O que podem os têxteis? Como as diferentes técnicas de construção do vestuário podem propor novas visualidades para as roupas? As roupas moldam os corpos, ou são os corpos que moldam as roupas? Toda roupa é feita para vestir? Eis algumas das questões propostas pelos trabalhos de Edo Belleza, Fabiana Régis, Fernando Jeon, Gisele Miki, Mariana Morais e Rita Vidal.A partir de tais questões, os 12 trabalhos ora reunidos, exibem diferentes possibilidades de utilização da modelagem e dos têxteis na criação e construção de roupas que apesar de utilizarem técnicas sofisticadas e habitualmente empregadas em peças da moda de luxo, se distanciam das tendências de moda, dos padrões de beleza corporais vigentes e da funcionalidade.

A Galeria de Arte UNICAMP/IA convida para a palestra:
O projeto do livro de vestuário cinquentista de Cesare VecellioDia 17 de abril – quarta-feira, às 15h00Larissa Sousa de Carvalho, doutoranda em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), apresentará sua pesquisa a respeito da obra De gli habiti antichi, et moderni di diuerse parti del mondo (1590), do italiano Cesare Vecellio (c.1521-1601). O surgimento deste gênero de publicação, os chamados “livros de vestuário”, ocorreu durante o século XVI, juntamente ao interesse cartográfico e enciclopédico. O teor da obra, grosso modo, permeia os costumes – em um sentido bastante amplo – aliados à representação de uma série de trajes. Vecellio não apenas representa a vestimenta europeia, como também inclui exemplares asiáticos, africanos e americanos. Essa antologia do vestuário mundial também é considera por alguns autores como a primeira história moderna do vestuário, já que são concebidas imagens comentadas de povos da Antiguidade até o século do autor, em um amplo espectro geográfico. Discutiremos, portanto, o escopo de sua obra e as principais questões que a permeiam, tais como a mutação no vestuário, a criação de tipos sociais e a alteridade.

Curadoras:

Maria Claudia Bonadio: Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-doutoranda em História na Universidade de São Paulo, doutora em História pela
Unicamp, autora do livro Moda e Sociabilidade (Senac, 2007) e organizadora do
livro“Moda, Cultura e Historicidade” (Estação das Letras e Cores, 2011). Em 2007 foi responsável pela curadoria da exposição “O Brasil na ponta do lápis: Alceu Penna, modas e figurinos” (Senac-SP).

Rita Vidal: Começou sua carreira profissional como joalheira e o interesse pela adequação ao corpo e a criação através da volumetria a levaram para a formação em Design de Moda com habilitação em Modelagem, onde se formou em 2006 e ganhou prêmio de Melhor Aluna em 2007 por seu trabalho de Conclusão de Curso “4 Cenas de Paralisia”. Desde 2008 é docente na mesma faculdade, responsável pelas disciplinas de Laboratório de Criação. Hoje em dia atua também como ilustradora e artista plástica. www.cargocollective.com/ritavidal

Mais informações:
Fone: (11) 2667-7168 e (11) 8223-9449 – Studio Rita Vidal