Tempos Ácidos

Tempos Ácidos reúne a produção mais recente de Norma Vieira. Sua pesquisa atual envolve a gravura em metal, os processos de corrosão em diversos materiais e a aspersão térmica com metais.

“O ano de 2010 começou com um processo que desconhecia ser de longa espera na produção de meu trabalho. Foram meses de reflexão pessoal e artística que fizeram parte do processo criativo. A gravura e o ser ficaram muito próximos. Foram horas de experimentação, muitas vezes improdutivas, fazendo incisões nas sedutoras placas de cobre, vivenciando sua ambigüidade, sua dinâmica rítmica, agredindo e acariciando à mercê dos caprichos do ácido.”

A utilização de práticas tradicionais e a pesquisa por novos suportes e corrosivos, é uma tendência dentro de sua produção e possibilitou o uso de ácidos e devorantes para desenhar sobre tecidos e sobre placas de duratex. A asperção térmica possibilita a tessitura de formas, cores, desenhos e texturas.

Exposição: 18 de outubro a 5 de novembro de 2010

“Tempos dialéticos de corrosão e preservação, de construção artesanal e industrial, aliados em novos desafios contemporâneos.
Tempos solitários de espera e de silêncio.
Tempos ácidos.”

Fotos de Estefania Gavina