Impressões Efêmeras

Impressões Efêmeras

monotipias de

PAULA ADRIANA GRIZZO SERIGNOLLI

Abertura dia 29 de agosto de 2007 às 12h30

Dia 03 de setembro – 14h30 – Defesa de Dissertação de Mestrado em Artes Visuais
Orientadora: profa. Dra. Luise Weiss

 

A exposição “Impressões Efêmeras” é parte integrante da defesa de dissertação de mestrado em artes visuais de Paula Adriana Grizzo Serignolli e conta basicamente com obras em monotipia sobre papel que foram desenvolvidas durante o período de 2004 a 2007.

A pesquisa tem a orientação da Profa. Dra. Luise Weiss, do Instituto de Artes da UNICAMP.

A elaboração da série de monotipias e o desenvolvimento do processo de construção destas imagens revelaram-se como um campo favorável para o questionamento da motivação poética que permeia as obras.

A busca pela liberdade gestual na composição foi um importante elemento catalisador desta pesquisa. A monotipia veio preencher o anseio de encontro de um meio de expressão gráfica que não oferecesse resistência de qualquer natureza à expressão corporal no registro de traços e manchas que sugerissem sensações de movimento.

Relações de efemeridades foram observadas no processo de elaboração das monotipias, sendo a impressão um momento culminante que congela marcas fugazes no espaço e no tempo.

O processo de construção poética da série de obras desta pesquisa se deu em ciclos, que foram denominados pequenos e grandes formatos, estes foram separados por um breve momento de silêncio fértil. No primeiro ciclo, cada gesto utilizado encontra ressonância com sensações de harmonia, leveza e dinamicidade despertadas pela observação e lembrança de movimentos efêmeros nas paisagens naturais. No segundo ciclo, o ritmo da composição se manifesta ultrapassando o limite das mãos estendendo-se por todo o corpo como que em uma dança. Experiências de uma infinidade de configurações no fazer envolveram questionamentos e investigação sobre aspectos recorrentes relativos ao uso da gestualidade na expressão gráfica pessoal.