Pós-graduação em Multimeios

Pós-graduação em Multimeios

A partir da unificação das duas linhas de pesquisas até então existentes no Programa de Pós-graduação em Multimeios, a saber: História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema Documentário e da Fotografia; e Cinema Ficcional – História e Processos Criativos, iniciou-se, no ano letivo de 2007, uma única linha de pesquisa, intitulada História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia.

O Programa, recebe e desenvolve projetos de pesquisa que buscam explorar a história do Cinema e da Fotografia, através da reflexão teórica, com o objetivo de investigar a produção nacional e internacional, bem como suas dimensões autorais. Explora também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas em processos de investigação nas Ciências Humanas. O território acadêmico do Programa, se estende portanto, do cinema documentário ao cinema de ficção passando pela videoarte, incluindo igualmente o campo da fotografia documentária até as experiências abstratas.

Cinema e Fotografia, nesse sentido, não devem ser analisados apenas enquanto meios e sim, como conteúdos diversos e singulares que podem ser gerados, veiculados e divulgados através de mídias e suportes múltiplos e singulares (35mm, 16mm, televisão, mídia digital, sala de cinema, papel, internet etc). Os campos cinematográfico e fotográfico são, portanto, trabalhados em suas respectivas trajetórias históricas, exploradas através dos movimentos estéticos e dos autores que pontuam suas existências centenárias. São também trabalhados os aspectos técnicos, heurísticos e artísticos de sua feitura, envolvendo atividades de pesquisa e realização, pertinentes à comunicação, às artes e às humanidades.

 

Comissão de Programa

Coordenador
Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Junior

Membros Titulares
Prof. Dr. Marcius Cesar Soares Freire
Prof. Dr. Francisco Elinaldo Teixeira

Docente Suplente
Prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho

Representação Discente
Titular: David Ken Gomes Terao
Suplente: Eduardo Bordinhon de Moraes