Pós-graduação em Multimeios

Pós-graduação em Multimeios

O Programa de Pós-graduação em Multimeios reformulou, em 2021, sua linha de pesquisa para se adequar ao novo perfil do curso. História, estética, práticas e processos midiáticos do cinema e do audiovisual é uma linha de pesquisa que se abre para os estudos do cinema e do audiovisual, em suas vertentes historiográfica, teórica e crítico-analítica. Parte-se do cinema e do audiovisual, em suas vertentes práticas e poéticas, bem como nas suas relações com a sociedade, a cultura e a comunicação. Nesse âmbito, a imagem fotográfica também é de interesse de investigação, dada sua importância no conjunto das imagens técnicas. O programa está atento aos cenários tecnológicos e às transformações na paisagem social, em que se instauram processos midiáticos complexos, que modificam a cadeia da produção e da recepção do cinema e do audiovisual, gerando novas demandas de investigação, em um contexto de inovação constante. Desse modo, atenta-se para o campo da imagem em movimento em suas singularidades e aberturas para o vasto repertório de relações possíveis, seja no desenvolvimento e singularidades de gêneros e formatos audiovisuais, narrativos e não-narrativos, no documentário, na ficção, nas poéticas experimentais, nas políticas de produção e circulação ou nas relações de consumo e de mercado.

Cinema e audiovisual são, portanto, tratados em sua dimensão expandida, do ponto de vista da linguagem e dos processos midiáticos, das relações sociopolíticas e econômicas, que estão na base da sua produção, circulação e recepção. O campo conceitual e analítico inclui as teorias do cinema, das comunicações e das imagens articuladas ao campo ampliado das ciências da linguagem (teorias da literatura e relações intersemióticas), das ciências humanas (história; ciências sociais; economia; filosofia; estudos culturais, raça e representação; teorias feministas e estudos queer) e o estudo comparado das relações entre os campos artísticos (fotografia, teatro, artes visuais, música, dança, performance).

As linhas de força das pesquisas do PPGMM abrangem: o recorte histórico, a análise estética, reflexões sobre a práxis do cinema e do audiovisual, interfaces entre cinema e audiovisual e outros campos. Desse modo, os/as pesquisadores/as do programa, ao mesmo tempo, se alinham à tradição dos estudos do cinema e do audiovisual e abrem-se para os processos midiáticos e comunicacionais inerentes ao contexto de convergências, redes e interfaces acelerados pelas mídias digitais, que nos últimos anos tem impactado modos de observação e análise da imagem e seus processos.

 

Comissão de Programa

Coordenador
Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Junior

Membros Titulares
Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho
Profa. Dra. Iara Aparecida Beleli

Docente Suplente
Prof. Dr. Francisco Elinaldo Teixeira

Representação Discente
Titular: Lais de Lourenço Teixeira
Suplente: Luiz Felipe Rocha Baute