Pós-graduação em Multimeios
> Acesso Rápido
O Programa de Pós-graduação em Multimeios reformulou, em 2021, sua linha de pesquisa para se adequar ao novo perfil do curso. História, estética, práticas e processos midiáticos do cinema e do audiovisual é uma linha de pesquisa que se abre para os estudos do cinema e do audiovisual, em suas vertentes historiográfica, teórica e crítico-analítica. Parte-se do cinema e do audiovisual, em suas vertentes práticas e poéticas, bem como nas suas relações com a sociedade, a cultura e a comunicação. Nesse âmbito, a imagem fotográfica também é de interesse de investigação, dada sua importância no conjunto das imagens técnicas. O programa está atento aos cenários tecnológicos e às transformações na paisagem social, em que se instauram processos midiáticos complexos, que modificam a cadeia da produção e da recepção do cinema e do audiovisual, gerando novas demandas de investigação, em um contexto de inovação constante. Desse modo, atenta-se para o campo da imagem em movimento em suas singularidades e aberturas para o vasto repertório de relações possíveis, seja no desenvolvimento e singularidades de gêneros e formatos audiovisuais, narrativos e não-narrativos, no documentário, na ficção, nas poéticas experimentais, nas políticas de produção e circulação ou nas relações de consumo e de mercado.
Cinema e audiovisual são, portanto, tratados em sua dimensão expandida, do ponto de vista da linguagem e dos processos midiáticos, das relações sociopolíticas e econômicas, que estão na base da sua produção, circulação e recepção. O campo conceitual e analítico inclui as teorias do cinema, das comunicações e das imagens articuladas ao campo ampliado das ciências da linguagem (teorias da literatura e relações intersemióticas), das ciências humanas (história; ciências sociais; economia; filosofia; estudos culturais, raça e representação; teorias feministas e estudos queer) e o estudo comparado das relações entre os campos artísticos (fotografia, teatro, artes visuais, música, dança, performance).
As linhas de força das pesquisas do PPGMM abrangem: o recorte histórico, a análise estética, reflexões sobre a práxis do cinema e do audiovisual, interfaces entre cinema e audiovisual e outros campos. Desse modo, os/as pesquisadores/as do programa, ao mesmo tempo, se alinham à tradição dos estudos do cinema e do audiovisual e abrem-se para os processos midiáticos e comunicacionais inerentes ao contexto de convergências, redes e interfaces acelerados pelas mídias digitais, que nos últimos anos tem impactado modos de observação e análise da imagem e seus processos.