Programa e Linhas de Pesquisa
Dentro do universo dos meios sobre o qual se debruça a Área de Comunicação, o Programa de Pós-graduação em Multimeios desenvolve ações de pesquisa e ensino e extensão em Cinema e Audiovisual. Com uma única Linha de Pesquisa denominada História, estética, práticas e processos midiáticos do cinema e do audiovisual, o Programa recebe e desenvolve projetos de pesquisa, buscando explorar a história do Cinema e do Audiovisual, como também sua reflexão teórica, com o objetivo de investigar a produção nacional e internacional, bem como suas dimensões autorais. Exploramos também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas em processos de investigação nas Ciências Humanas. O território acadêmico do Programa, se estende portanto, dos domínios do cinema documentário ao cinema de ficção passando pelo cinema experimental e cinema ensaístico.
Cinema e Audiovisual, neste sentido, não podem ser analisados apenas como meios e sim, como conteúdos diversos e singulares que podem ser gerados, veiculados e divulgados através de mídia e suportes também diversos e singulares (35 mm, 16 mm, televisão, mídia digital, sala de cinema, internet, etc). O campo cinematográfico é portanto trabalhado em suas respectivas trajetórias históricas exploradas, através dos movimentos estéticos e dos autores que pontuam suas existências centenárias. São também trabalhados os aspectos técnicos, heurísticos e artísticos de sua feitura, envolvendo atividade de pesquisa e realização, pertinentes à comunicação, às Artes e às Ciências Humanas (Antropologia, Ciências Sociais, Economia). Grande ênfase é dada também à relação das imagens em movimento com os estudos culturais voltados a investigar a dimensão representativa de grupos étnicos e a diversidade sexual.
Linha de Pesquisa
História, estética, práticas e processos midiáticos do cinema e do audiovisual
Os estudos do cinema e do audiovisual são tratados em uma dimensão expandida, pautados por abordagens historiográficas, teóricas e crítico-analíticas, abarcando suas vertentes práticas e poéticas, bem como suas relações com a sociedade, a cultura e a comunicação. Desse modo, as pesquisas abrem-se para os processos midiáticos e comunicacionais inerentes ao contexto de convergências, redes e interfaces acelerados pelo digital, investigando os desdobramentos da imagem do cinema e do audiovisual e as interações do meio com outros campos do saber.