Extensão

Sobre

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e promove a interação transformadora entre a Universidade e os demais atores da sociedade.

Desde sua criação, o IA busca promover ações de extensão de intervenção social e de expansão cultural articulando ensino e pesquisa.

O Instituto desenvolve inúmeros projetos, programas e cursos de extensão, permitindo a interação dos alunos de graduação e pós-graduação com a sociedade, adquirindo assim experiência profissional. Este contato reforça a formação humanística dos alunos, os ajudando a compreender os anseios e as necessidades da sociedade na qual irão atuar.

Para saber mais, consulte nossas páginas de cursos, projetos, programas e ações de extensão.

  1. Interação dialógica: o desenvolvimento de uma relação de mão dupla entre a universidade e os diversos setores da sociedade, em uma troca de saberes.
  2. Indissociabilidade ensino-pesquisa: toda ação de extensão deverá estar vinculada ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento, tendo o aluno como protagonista. É papel da universidade estimular a formação do aluno como cidadão crítico e responsável.
  3. Impacto na formação do estudante: enriquecimento da experiência discente, sua formação humanística, em relação com as necessidades da sociedade.
  4. Transformação social: o papel da universidade como agente transformador em diversos setores da sociedade, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, promovendo o desenvolvimento social na comunidade em que atua.

A Resolução CNE/CES n7 de 18 de dezembro de 2018 estipulou que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação. As atividades extensionistas deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. 

Um projeto é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Pode ou não ser vinculado a um programa.

Um programa de extensão é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, artísticas e culturais (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando essas ações com pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

O evento de extensão consiste em uma ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

O curso de extensão consiste em uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima e critérios de avaliação definidos. Todos os cursos da Unicamp são oferecidos pela Escola de Extensão, a Extecamp. Os cursos abertos no Instituto de Artes também podem ser consultados na aba cursos.

Não necessariamente. Cursos, projetos e programas podem ser gratuitos ou não.

O Instituto de Artes também pode prestar serviços à comunidade através de suas áreas de prestação de serviços, seja locando espaços como o auditório, ou  realizando eventos através de seus laboratórios, integrando-os às atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando atender aos interesses da academia e da sociedade.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp oferece de forma regular bolsas de extensão em diversas modalidades, além de promover editais com atribuição de bolsas. Para tal, visite regularmente as seções de bolsas e editais da nossa página.

Além dos cursos, o IA tem sob sua responsabilidade direta diversos convênios com instituições públicas e privadas, dirigidos às comunidades interna ou externa à Unicamp.

 

Não deixe de acompanhar nosso Instagram.