Desenhos

Nasceu em São Simão, São Paulo em 1925.

Começou a expor em 1946. Participou das XXV, XXIX e XXXI Bienais de Veneza ganhando o prêmio de arte sacra na XXIX em 1958. Em 1952 participa do Salão de Maio em Paris. Em 1954 expõe no Kunstmuseum, Berna: “Gravadores Brasileiros”. Prêmio melhor gravador brasileiro na terceira bienal de São Paulo em 1955. Expõe com Max Ernst na galeria Wüthle, Viena. Prêmio desenho na bienal de Paris em 1959. No mesmo ano expõe individualmente no Museum of Fine Arts, Dallas, Texas. Em 1961 participa da VI bienal de Tóquio. Participou de inúmeras exposições no exterior, do México à Argélia. Em 1969 ganha exposição retrospectiva, “25 anos de gravura”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e em 1970 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Suas obras estão nos acervos dos principais museus do Brasil e do exterior.

Marcello diz:

“ Não tenho opinião definida sobre nada, o lado consciente participa pouco do meu trabalho, eu diria que passo por um processo meio mediúnico. De tanto discutir o porque disso ou daquilo, acabei aceitando algumas opiniões. Expressionismo. Realismo Mágico. E todos os outros etceteras que muitos disseram. “
E: “Gauguin disse que quando soubesse desenhar com a mão direita, aprenderia a usar a mão esquerda, quando soubesse utilizá-la, passaria a desenhar com os pés. Uma bobagem. Fugir da habilidade significa impedir o aprofundamento daquilo que você quer fazer. É preciso superar a técnica para que ela não seja apenas uma exibição.”

E Renina Katz, diz:

“Seu imaginário, seu universo iconográfico, escapa a classificações apressadas. Ele é um artista que cumpre seu destino, recusando as pressões das equivocadas modernidades.”

Leia matéria no Jornal da Unicamp