Impressões em Cerâmica

ZANDRA MIRANDA

“Impressões em cerâmica”

convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo

Abertura: Dia 28 de janeiro de 2008 – 12h30

Defesa de tese de Doutorado em Artes:

Dia 13 de fevereiro às 9h30

Orientadora: profa. Dra. Lygia Arcury Eluf

Breve Curriculum Vitae

Zandra Miranda é bacharel e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 1995. Em 96 parte para os EUA onde obtém o título Master of Arts pela Universidade Estadual de Illinois. A titulação foi reconhecida através da USP em 2001.

Leciona desde 1999 em instituições de ensino superior como o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes), o Centro Universitário Unimesp em Guarulhos (FIG / UNIMESP) e Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL). Disciplinas como Desenho, Escultura e Cerâmica são o foco de sua atuação pedagógica e da orientação de projetos. Elabora e defende perante o MEC o projeto pedagógico para um curso de Licenciatura em Artes para a FAAL em 2005, o qual está em andamento. Elabora o projeto de uma especialização Lato Sensu em cerâmica para o Centro Universitário Belas Artes (Cerâmica Avançada – Poética e Técnica), que está em fase de implantação.

Em 2005 ingressa no Doutorado em Artes na UNICAMP sob a orientação da Profa. Dra. Lygia Arcuri Eluf. Sua atuação se concentra na linha de pesquisa Poética Visuais, com o trabalho aqui apresentado, que investiga as fronteiras entre a gravura e a cerâmica. Neste, os relevos oriundos de um processo de impressão e entintagem de placas cerâmicas a partir de diversos tipos de matrizes carregam especificidades das duas linguagens, e revelam em sua seriação de cópias as marcas de um processo que acaba por individualizar cada uma.

Participa de diversas exposições desde 1990, no Brasil e no Exterior, entre as quais se destacam:

Illini Union Gallery, EUA. (1996) Mostra “Of Creation”, individual, reunindo trabalhos de pintura, gravura e cerâmica realizados durante o programa de mestrado.

Mapa Cultural Paulista.(2002) Participação nas exposições das fases regionais em Campinas e Amparo. Participação na fase final na Estação Júlio Prestes (São Paulo) Menção honrosa na fase estadual

Modernos Critérios para andar pelo Jardim dos seres e não seres e a Microbiologia. (2002) Esculturas luminosas apresentadas em coletiva no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

11° Salão Paulista de Arte Contemporânea. (2006) Participação em exposição coletiva no MAC – Usp / Pavilhão da Bienal

38° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. (2006) Participação em exposição coletiva. Prêmio Aquisição da Prefeitura de Piracicaba.

39° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. (2007) Participação em exposição coletiva.