Conjunto discreto

veja blog de Adalgisa Campos

 

conjunto discreto

Em matemática, um conjunto é considerado discreto se todos os seus pontos forem isolados, em oposição ao que acontece num conjunto contínuo.

Minha produção recente se organiza em torno de práticas heterogêneas que, descontínuas, alimentam-se reciprocamente. Os cinco trabalhos que compõem este Conjunto Discreto declinam relações entre agir e figurar.

 

 

nove quartos 1:1 (desenho com fita adesiva no chão da galeria)
Em Nove quartos 1:1 as medições dos contornos do piso de nove dormitórios que ocupei ao longo da vida serão desenhadas sobre o solo da galeria, em escala real.
nove quartos em ciclo contínuo (vídeo de animação)

A animação Nove quartos em ciclo contínuo traz as mesmas nove formas de cômodos se metamorfoseando ininterruptamente, numa ordem e num ritmo que correspondem à ordem de aparecimento e à duração desses espaços na minha vida.
estruturas germinantes (desenhos dispostos na parede da galleria)

As Estruturas germinantes vêm sendo realizadas nos últimos dois anos, mas relacionam-se estreitamente com famílias de imagens surgidas já em 2006.
Nesses desenhos, a observação da expansão por brotamento nas formas vegetais enseja movimentos corporais ritmados que, partindo de uma mesma região do papel, se expandem em direção às bordas.
Nos desenhos executados com tinta líquida e pincel, os movimentos marcam áreas que, conectadas, criam um sistema de vasos comunicantes pigmentando mais ou menos determinada área, de acordo com a densidade de tinta que nela se deposita.
Nos trabalhos a grafite, a concentração de traços na zona central cria uma densidade análoga à espessura do tronco em relação ao caule e as folhas. O sentido de construção das linhas, por sua vez, retraça o caminho do desenvolvimento de organismos e os fluxos de energia de mecanismos.
formações (vídeo)
Formações é um vídeo realizado em 2011 em que se vê, num plano fechado, minha mão traçando, sucessivamente, diversos desenhos de uma família de estruturas germinantes sobre folhas de papel. A edição de imagens permite justapor as diversas aproximações do mesmo tema, salientando o que em cada imagem produzida difere e coincide, expondo assim a modificação de gesto e traço durante a realização do conjunto. O gesto de conclusão de um desenho dá imediatamente lugar ao início do processo de elaboração do próximo: o vídeo final é a soma das construções, sem que se apresente, em nenhum momento, o conjunto dos resultados.

 

rito #4: subtração de quartos no festival de apartamento
(registro em vídeo da performance realizada em fevereiro de 2012)
Em Rito #4 parto das dimensões de um quarto, elemento da coleção de medições. Pelo deslocamento de seixos no chão, espaço representado e real se subtraem, formando um novo lugar de onde desenho uma estrutura germinante, imagem recorrente em minha produção.
1. No chão de um cômodo da casa, desenho um retângulo de 15m2, correspondente à área do quarto que ocupei de 1994 a 1996. O retângulo é formado por seixos que vou empurrando com os pés e mãos;
2. Partindo do centro da forma de seixos recém-construída, empurro os seixos em direção às paredes do cômodo do apartamento, deslocando a superfície inicial e abrindo um espaço central e uma passagem de acesso à porta do cômodo. A área liberada equivale à diferença entre o cômodo do apartamento e o quarto que ali foi representado;
3. Sentada no espaço central, desenho sobre papel uma estrutura germinante que disponho no chão ao sair da sala.

adalgisa campos é artista visual, graduada pela FAU-USP, pós-graduada pela ENSAD de Paris e mestranda pela UNICAMP. Participa desde 1993 de exposições no Brasil, França, Alemanha e Canadá e desenvolve desde 1999 atividades de ensino de artes.