Desmonumentalização

“Desmonumentalização é o resultado de um olhar que recusa tratar a história de uma cultura como protocolo: a viagem é uma experiência de alteridade rica demais para que esses lugares sejam abordados com a superficialidade do turismo.É preciso deter o olhar e buscar um diálogo mais efetivo.

Num trabalho anterior, Souvenirs (2004-2011), Fernando de Tacca já havia se apropriado de objetos comprados em lojas de museus para inseri-los em narrativas tão pessoais quanto perturbadoras. Desta vez, ele se volta para objetos já desgastados por tantos registros e olhares apressados, para desconstrui-los em novas formas.

Quando o excesso de exposição resulta em invisibilidade, a dissolução da imagem pode ser a condição necessária para a reativação dos sentidos, na dupla acepção do termo: o significado histórico desses espaços e a sensibilidade do corpo que nele se insere.”

Texto de apresentação de Ronaldo Entler

Ensaio Fotográfico – Fernando de Tacca (Fotógrafo e Prof. Livre Docente, Instituto de Artes da Unicamp. Editor da revista Studium)
Fotos escolhidas de ensaios sequenciais através de sobreposição de imagens no mesmo negativo e em movimento. A singular intencionalidade é desaparecer monumentos icônicos através da simples ação do gesto de fotografar em múltiplas exposições fazem o monumento se diluir e constituir novas visualidades. Ao articular os elementos propriamente constitutivos do código fotográfico para anulação do tempo pela simultaneidade imagética do ato fotográfico se pretende, através do uso de uma câmera simples, de plástico e de pouco recursos, enfrentar a constituição de signos representativos de nossa sociedade; uma quebra do referente e uma anulação de seu significado simbólico. Foi utilizada uma câmera Lomo Olho de Peixe e vários tipos de negativos 35 mm.

Contatos Fernando de Tacca: (19) 99216-0017 e 3254-4119.
Editor da Revista Studium: http://www.studium.iar.unicamp.br/)