Retratos e auto-retratos

A GALERIA DE ARTE UNICAMP / IA

APRESENTA

Retratos e auto-retratos na obra de EGAS FRANCISCO

Exposição relacionada com a Pesquisa de Dissertação de Mestrado em Artes do aluno Osvaldo Mariuzzo Jr.,
do Grupo de pesquisa: Arte de Vanguarda em Campinas 1950 a 1970 ( http://hosting.iar.unicamp.br/vanguardasemcampinas ), financiada pelo CNPQ e pela FAPESP.

Orientação: profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto

Abertura: 26 de agosto de 2010 às 12h30
Período: de 26 de agosto a 11 de setembro

Horário: de segunda a sexta-feira – das 9 às 17h

leia matéria no Jornal da Unicamp

leia matéria no jornal Correio Popular

DIA 01 DE SETEMBRO ÀS 14H30: CONVERSA COM EGAS FRANCISCO

Exposição: Retratos e auto-retratos de Egas Francisco

Esta exposição é fruto da pesquisa de mestrado de Osvaldo Mariuzzo, aluno do programa de pós-graduação em Artes do Instituto de Artes da Unicamp e que integra o grupo de pesquisa Arte de Vanguarda em Campinas (1950-1970), financiado pelo CNPq e pela FAPESP. Desde a graduação pesquisa a obra do pintor, participando da catalogação do acervo particular e da organização de sua hemeroteca. Na pós-graduação optou por analisar um conjunto de retratos e auto-retratos de Egas. A pesquisa foi orientada pela professora Maria de Fátima Morethy Couto.

As obras analisadas por Osvaldo Mariuzzo em sua dissertação compõem a exposição, que recebeu o mesmo título da pesquisa.

O pintor

Pintor e desenhista, Egas nasceu na cidade de São Paulo, em 1939. Vive em Campinas, onde mantém seu atelier. Em mais de quarenta anos dedicados à pintura conquistou reconhecimento artístico de público e crítica, participando de importantes exposições no Brasil e no exterior. Suas exposições individuais começaram em 1960, na Livraria Macunaíma, estendendo-se até os dias de hoje. Em 2007 realizou uma mostra em homenagem ao aniversário da cidade de Campinas no Espaço Iguatemi. Merecem destaque as retrospectivas realizadas nos anos de 1982, 2002 e 2006 no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), além das mostras individuais na Itália nos anos oitenta.

Tem obras em coleções particulares da Europa e da América e em acervos importantes como o Museu de Arte de Murcia (Espanha); Pinacoteca Garcia Lorca (Granada, Espanha); Amigos del Arco (Madri, Espanha); Galeria de Arte Unicamp / IA (Campinas); Laboratorio degli Artist (Udine, Itália); Monastério dos Dominicanos do Leme (Rio de Janeiro) e Pinacoteca do CCLA (Campinas).

Imagens da exposição

Outros Trabalhos