Babinski

leia matéria no Jornal da Unicamp

MACIEJ ANTONI BABINSKI

Nasceu em Varsóvia, Polônia, em 1931.

Gravador, ilustrador, pintor, desenhista e professor. Iniciou sua formação artística na Inglaterra, em 1946. Em Montreal, no Canadá, para onde emigrou com a família em 1948, estudou com John Lyman, Elton Grier e Goodrich Roberts, e participou do movimento automatista, liderado pelo pintor Borduas. Aos 22 anos mudou-se para o Brasil, naturalizando-se brasileiro em 1959. Morou inicialmente no Rio de Janeiro, onde conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues, Darel Valença e Newton Cavalcanti. Em 1965 mudou-se para Brasília, onde trabalhou como professor de desenho no Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília por um breve período. De lá, partiu para São Paulo, onde viveu até meados dos anos 70, quando se mudou para Araguari, no triângulo mineiro. Nos anos 80 lecionou na Universidade Federal de Uberlândia. Em 1987 foi reintegrado na Universidade de Brasília, onde se aposentou em 1991. Vive atualmente em Várzea Alegre, Ceará.

Participou de individuais e coletivas em diversos países, como Canadá, Estados Unidos e Brasil. Expôs na Bienal Internacional de São Paulo em 1967 e 1985. Participou de várias edições do Salão Nacional de Arte Moderna, do Salão Paulista e do Panorama da Arte Atual Brasileira, entre outros eventos de arte.