Ronda Noturna

RONDA NOTURNA

EXPOSIÇÃO DOS DESENHOS

Lançamento do cartaz produzido

23 de novembro 2006 – das 12 às14 hs.

No dia 28 de setembro o grupo a_matilha realizou com convidados uma maratona de desenho. Para nós a maratona é uma ação artística e esta nos pareceu absolutamente especial: surgiu do incômodo em relação a manifestações preconceituosas que acontecem dentro do espaço de convivência da universidade.
Convocamos nossos colegas, alunos e professores do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes, amigos e outros artistas e decidimos mostrar como pensamos tais questões.
A intolerância em relação a diferenças religiosas, étnicas ou de orientação sexual é frequentemente mencionada de modo inconsequente, quase uma brincadeira leviana. Esse sentimento se aloja dentro de todos nós: olhamos torto para o diferente, sem perceber que é justamente essa diferença que faz o faz tão importante. Somente através do respeito mútuo conseguimos nos relacionar civilizadamente.

Daí vem a inquietação: estamos vivendo uma época perigosa onde essas manifestações racistas, anti-semitas e homofóbicas ainda encontram acolhimento, mesmo dentro de um espaço privilegiado como a Unicamp. Daí veio a idéia de sair em caminhada pela tolerância, pelo respeito à diferença. Sair desenhando o retrato de cada um de nós: dos ilustres jardineiros aos ilustres professores doutores. Em cada retrato um registro amoroso – por que feito por meio do desenho – um registro da diversidade que circula  nesse espaço de convivência.
A idéia da tolerância nos fez ainda lembrar da Holanda – (considerada a capital mundial da tolerância por muitos e atualmente vendo esse conceito questionado) – e a associação disso ao aniversário de 400 anos de Rembrandt, o grande pintor holandês do século XVII foi um pulo. Batizamos nosso evento como Ronda Noturna – a famosa pintura de Rembrandt que retrata um pelotão militar em Amsterdam. O que vamos fazer é algo parecido com essa pintura registrando a memória de uma época específica, num imenso painel, um retrato de todos nós que circulamos diariamente na Unicamp.

A ação

A concentração começou no Depto. de Artes Plásticas no dia 28 de setembro, a partir das 8:00h; de lá partiram quase cem pessoas para os cinquenta lugares selecionados dentro do campus. Uma vez nos lugares escolhidos ou indicados o grupo desenhou e entrevistou as pessoas daquele lugar. Após o trabalho as pessoas retornam ao IA onde encerraremos o evento participando de um debate sobre a tolerância, uma mesa redonda sobre a pintura holandesa e Rembrandt e uma apresentação musical.
O resultado disso é um extenso painel: realizamos cerca de 500 desenhos, sobre as pessoas que constituem esse espaço de convivência feito com imagens, palavras e amor.

Terminado o trabalho de organização dos desenhos fizemos um grande poster com alguns dos retratos realizados e vamos hoje, dia 22 de novembro, levá-los aos lugares onde fomos desenhar. Também montamos uma exposição com todos os desenhos na Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp.
Esperamos todos vocês na quinta-feira, dia 23 de novembro, as 12:00h com limonada e amendoim para uma conversa. A exposição termina na própria quinta-feira, as 14:00h. Durante a exposição apresentaremos também a paisagem sonora realizada pelo professor José Augusto Mannis com os participantes da maratona.
Segue, em anexo o cartaz que sá distribuido nos lugares onde foram desenhar.
Se puder, apareça! Será um prazer conversarmos um pouco sobre o assunto.
Obrigada pela atenção e um abraço.
Lygia Eluf