Fundições em Monumentos

Fundições em monumentos
As obras de arte fundidas em metal
Fotografias de Israel Kislansky
Abertura: 18 de novembro, às 12h30.

Visitação: 18 a 28 de novembro de 2013.

Palestra: dia 28/11, às 09h30: “Panorama da Fundição artística no Brasil e Europa” – Capacitação do Centro Técnico em Fundições Artísticas do SENAI/SP.

 

“As tecnologias envolvidas na fundição em metal de obras de arte remontam há cerca de 7.000 anos A.C. e evoluíram ininterruptamente até a contemporaneidade, servindo a artesãos e artistas de todas as épocas como linguagem e testemunho de seu tempo. O Brasil possui uma história relativamente recente no emprego desta tecnologia a serviço da arte, sendo o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, no começo do século XX, o primeiro exemplo de escola dedicado a formação de escultores e fundidores. A partir do final das atividades do Liceu, a fundição artística passou a ser exercida exclusivamente por empresários e em contínuo desalinhamento com o desenvolvimento tecnológico industrial e, devido ao desaparecimento dos antigos artesãos, sem a manutenção da qualidade herdeira da fundição do século XIX. Por esta razão, o SENAI-SP desenvolveu, há cerca de cinco anos, um projeto para criação de um núcleo dedicado a recuperação e novas tecnologias aplicadas à fundição em metal de obras de arte com o objetivo de atender o setor no Brasil.
A palestra apresenta a capacitação da equipe técnica deste núcleo que envolveu viagens a Europa em visitas as mais importantes fundições artísticas e um Convênio com a Pinacoteca do Estado de São Paulo para fundição de modelos originais do séc. XIX. Nessa capacitação reuniram diversas experiências em tecnologias e recuperação de processos tradicionais que serão apresentados numa série de mais de 100 imagens. Também será apresentada uma introdução onde descrevi basicamente o processo de fundição em metal de obras de arte, bem como o percursos e cenário brasileiro na utilização deste procedimento.”
Israel Kislansky

site do artista: http://www.kislansky.blogspot.com/
Fone: (11) 97558.2101
Email: i.kislansky@ig.com.br