Saga: uma trajetória

“Saga: uma trajetória…” reúne a produção e reflexão artística de um trabalho desenvolvido posterior ao doutorado, constituído basicamente pelo triângulo: fotografia, pintura e gravura. As fotografias, pontos de partida da produção artística, tornaram-se o eixo primordial do trabalho, sempre dialogando com as pinturas e gravuras que serviram como fonte de uma pesquisa de memória familiar, fonte importante no meu repertório artístico.

A pesquisa da memória familiar baseou-se na leitura e tradução de cartas e documentos, na tentativa da recuperação de fotografias anônimas, registro de uma trajetória que se iniciou no âmbito particular e que poderia chegar ao coletivo. As pesquisas de época, que abordam o período da emigração não seriam o objetivo final em si, mas poderiam preencher e responder aos vazios e perguntas não respondidas…

As fotos forneceram dados basilares que acompanharam a trajetória da realização do trabalho. Anexar as cartas e correspondências se deve à importância que tiveram no nascimento dos retratos. A parte expositiva limita-se, assim a oferecer os índices motivadores da produção pictórica e gráfica, e deve ser considerada dentro desse limite estabelecido.

Como objetivo principal, evidentemente, está a produção artística onde a visualização é a dominante. O período de produção artística abrange 2004, 2005 e 2006, centrado no diálogo entre as técnicas expressivas de pintura e xilogravura que compõem o conjunto inédito de trabalhos realizados para “Saga: uma trajetória…”

As questões relacionadas ao tempo e à memória, bem como às viagens, interessam na medida em que se transformaram em imagens: pictóricas e gráficas.

Luise Weiss

28/11 a 07/12 2006

Apresentação da livre-docência dia 30/11, a partir de 10h, na Galeria de Arte.

Álbum de Fotografias
Álbum de Pinturas
Álbum de Xilogravuras

veja também Exposição de Luise Weiss na Galeria de Arte da Unicamp em 1999

 

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS

 

ÁLBUM DE PINTURAS

 

ÁLBUM DE XILOGRAVURAS