Experimentações da Arte em Projeto

Exposições simultâneas apresentam o Projeto de Finalização da Graduação em Artes Visuais da Unicamp.

A partir de 12 de março, em três espaços distintos e concomitantes, os alunos formados na Graduação em Artes Visuais da Unicamp em 2014, apresentam suas pesquisas artísticas. O evento reúne exposição coletiva, mesa redonda e workshop distribuídos na Galeria do Instituto de Artes – GAIA, na Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago e no Espaço de Arte da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural – CDC Unicamp durante os meses de março e abril.

Dentre os formados no primeiro e segundo semestres de 2014, 18 alunos aceitaram o convite da Coordenadoria de Graduação do Curso e participam dos eventos que compreendem a programação de encerramento de um ciclo e inicio de um novo. Essa condição cíclica se dá, seja porque se apresentam nessas exposições coletivas trabalhos realizados no ano passado, em pleno processo de ebulição poética dos jovens artistas e pesquisadores graduados pelo Curso, seja porque esses trabalhos integram a recepção do Curso para os calouros de 2015.

Implantado em 2008, o Projeto Experimental em Artes Visuais dá novo formato aos múltiplos Laboratórios que organizavam o trabalho de conclusão de nosso curso de Graduação desde sua fundação, em meados da década de 1980. A atualização chega com as novas perspectivas da Universidade Pública atenta ao aprimoramento da formação de seus estudantes e suas relações com o campo artístico cultural da atualidade. Os Projetos Experimentais carregam consigo também a implantação de exposições coletivas como premissa a ser cumprida pela Coordenação do Curso de modo a ampliar a visibilidade do bom trabalho poético, prático ou teórico desenvolvido em nossa Escola.

A GAIA recebe 09 projetos/alunos que apresentam linguagens artísticas dentre Fotografia, Desenhos Digitais ou a Nanquim, Instalação Artística, Livro Objeto, Workshop de Brinquedos Ópticos e Vídeos. Esse conjunto de trabalhos representa a maior parcela dos projetos práticos, ou seja, trabalhos que representam o grupo que pretende atuar diretamente como artistas visuais ou então como professores licenciados cujas práticas exploram fortemente os embasamentos próprios do fazer artístico. Apresentam temáticas e suportes variados, aqui combinados por seu contexto contemporâneo e experimentador das atuais linguagens artísticas. A GAIA sedia também um workshop de Brinquedos ópticos no dia 31 de março, às 14hs, com inscrições gratuitas.

O Espaço de Arte da CDC recebe 02 projetos/alunos que também tem sua vocação pautada pela práxis artística e evidente vocação para o trabalho como artistas visuais. Nesse espaço apresentam instalações que reúnem documentação de processo a desenhos, fotografias, objetos, vídeos, performance e, em comum, guardam um olhar especial para a natureza como elemento constituinte fundamental das pesquisas artísticas realizadas ao longo de 2014.

A Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago apresenta todos os 18 alunos que aceitaram o convite para apresentarem seus projetos escritos no formato de uma exposição. Trata-se, portanto, de uma mostra documental dos volumes escritos submetidos e aprovados pelas bancas desse Projeto. Os projetos ficarão disponíveis para consulta do público local.

Nesse espaço também será lançada a Publicação impressa dessa edição do Projeto que contém uma sinopse e imagem de cada trabalho. Na mesma data desse lançamento, programado para o dia 25 de março, as 10h, será realizada uma Mesa Redonda com os 04 alunos que optaram por um trabalho exclusivamente teórico.

Os três eventos reúnem, com fôlego e qualidade de apresentação, a produção mais recente do curso de Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes e formaliza uma parceria de trabalho importante entre distintos espaços culturais e agendas da Universidade representadas por duas Pró-Reitorias: a de Graduação e a de Extensão e Assuntos Comunitários.

PROGRAMAÇÃO GERAL:
Período das Exposições: de 12 a 31 de março de 2015.

CDC:
Exposição de trabalhos artísticos.
Alunos: Marcus Braga e Maria Luisa Almeida
Abertura: 12 de março, às 11h.
Rua Elis Regina, 131. Barão Geraldo – Campinas.
Telefones: (19) 3521-1738 | (19) 3521-17
De 2a. a 6a, das 9h00 às 17h00.

GAIA:
Exposição de trabalhos artísticos.
Workshop de Brinquedos Ópticos, dia 31 de março, as 14h. 20 vagas. Inscrições gratuitas via telefone ou email da GAIA.
Alunos: Leticia Rebeschini, Akira Silveira, Natalia Anhesini, Victor Nascimento, Heloisa Perucello, Brenda Hada, Filipe Miranda, Larissa dos Anjos, Laura Garay e Lucas Dametto.
Abertura: 12 de março, às 12h30.
Workshop de Brinquedos Ópticos: 31 de março, as 14h00. Inscrições Gratuitas.
Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/no. Térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes.
Barão Geraldo – Campinas.
De 2a. a 6a, das 9h00 às 17h00.

CASA DO LAGO:
Exposição documental dos Projetos Experimentais.
Mesa Redonda com a apresentação dos trabalhos teóricos pelos autores.
Lançamento da Publicação Geral Impressa – Edição 2014/15.
Alunos: Gisele Nechio, Julia Franco Llanos, Thaissa Feitoza e Rafael Malavassi
Abertura: 12 de março, às 14h
Mesa Redonda com apresentação dos projetos teóricos e Lançamento da Publicação impressa do
Projeto: 25 de março, às 10h, no Auditório da Casa do Lago.
Rua Érico Veríssimo, 1011.
Telefones: (19) 3521-7701

Crédito da imagem convite: Heloisa Perucello, Geodésica Interativa, 2014.