Desenhos, Pinturas, Fotografias e Objetos

ANTONIO ROSENO DE LIMA

“As obras de Antonio Roseno de Lima possuem características próprias da art brut. São obras que escapam das classificações habituais da história da arte. Excluem-se, também, dos movimentos artísticos. Estão alienadas, portanto, das academias de arte e das tendências e modas artísticas. Os artistas brutos não possuem nenhuma formação artística. São, a meu ver, ilhas isoladas do continente artístico.

Roseno começou a trabalhar como fotógrafo em São Paulo. Seu estúdio chamava-se Foto Santo Antonio. A fotografia é importante para o trabalho de Roseno porque sua pintura nasce dela. Foi por meio das fotografias que descobriu que também podia pintar. ARL pinta sobre latas, papéis, caixas. Algumas vezes pinta o que já fotografou. Outras vezes, copia de uma foto xerocada ou de um livro os desenhos para a sua pintura.

A.R.L., como assinava seus quadros, foi um artista brasileiro que apesar da precariedade da sua condição de analfabeto, favelado e doente, ficou conhecido pela comovedora simplicidade da sua vasta obra artística. Durante seu longo período de criatividade produziu inúmeras fotografias, desenhos, pinturas sobre madeiras e latas que catava no lixo. Sua obra, marcada por profunda sensibilidade, foi reconhecida e permanecerá.” (Geraldo Porto, artista plástico)

ANTONIO ROSENO DE LIMA nasceu em Alexandrina, RN, em 22 de junho de 1926 e faleceu em 27 de junho de 1998, na Favela das Três Marias, em Campinas, SP.

leia divulgação no Correio Popular de Campinas

Período da exposição: 05 a 21 de agosto de 1998