Naitan

Naitan é um cavalo, que picado por uma serpente a pisoteia. O veneno toma conta de seu corpo, ele enlouquece e morre. Dessa história nasce Elegia à Naitan, título do espetáculo protagonizado por Adilson Nascimento e tema dessa exposição fotográfica de Gui Galembeck.

A proposta dessa exposição nasceu do desejo de registrar em um suporte persistente (foto e vídeo) esta manifestação artística de caráter fugaz. O que é Naitan? Como surgiu esse espetáculo? De que forma os movimentos são construídos? Dança ou ritual?

Esta decisão de registrar Elegia a Naitan foi amadurecida e corroborada por Adilson Nascimento, que já há algum tempo tinha o anseio de ver o trabalho, que desenvolve há mais de 10 anos, historiado.

Para a execução desse projeto reunimos uma equipe de profissionais e amigos, orientados a se portarem de forma distanciada no momento do registro fotográfico e videográfico. Essa distância era necessária para que pudesse ser respeitado e preservado o aspecto ritualístico do espetáculo e assim valorizar o encontro do performer com a natureza, ambiente peculiar de Naitan.

O fotógrafo Gui Galembeck conseguiu captar, com seu olhar minucioso, detalhes do movimento expresso pela dança que muitas vezes nos passam desapercebidos quando assistimos ao espetáculo. Mãos alongadas e tensionadas, músculos sobressaltados que carregam ao mesmo tempo a força e a leveza dos movimentos do bailarino.

A exposição fotográfica contará com 15 fotos. Abertura da exposição fotográfica contará também com a apresentação do espetáculo Elegia a Naitan pelo bailarino Adilson Nascimento. A música da apresentação será executada pelo violoncelista Marcelo Vieira. Ainda como parte da exposição serão lançados os vídeos Ensaio de Alessandra Brum (documentário) e Entre–imagens de Sérgio Puccini (experimental), seguido de uma conversa com o fotográfo Gui Galembeck e a equipe dos vídeos apresentados.

Guilherme Galembeck

Fotógrafo há mais de 15 anos. Desenvolve projetos voltados à arte fotográfica, atuando nas áreas de fotojornalismo em casamentos, fotografia social, publicidade, moda e cinema. Em 2000, foi premiado no concurso patrocinado pela revendedora Tema Técnica e Atek “Lembranças do Século XX” com foto intitulada “Adolescência”. O desenvolvimento de um trabalho fotográfico de palco de shows de rock proporcionou a montagem da exposição “Luzes Sonoras” em 2002. Em 2003, foi citado pela Revista Phox pelo seu trabalho diferenciado e autoral. Concebeu a criação da estética visual e sonora da banda Del-O-Max, resultando, em 2007, na exposição coletiva Radi-O-Max, realizada no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Adilson Nascimento

Professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Mestre em Educação Física – Unicamp, Doutor em Psicologia Educacional – Faculdade de Educação – Unicamp, Pós-doutorado em Artes – Université Paris VIII. Coordenador e performer da Cãosemdono & Cia., Coordenador do Grupo de Estudos de Dança – Gedan, Integrante do Laboratório de Estudos Áudio-Visuais – OLHO – FE-Unicamp.

Alessandra Brum

Doutoranda em Cinema pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios, Instituto de Artes/UNICAMP, atua como pesquisadora, realizadora e produtora na área de audiovisual. Brincando de Gente Grande (3 min., 2003) realizado em parceria com Célia Harumi, foi premiado no 3º ECOCINE, Festival de Cinema e Video Ambiental, São Sebastião-SP. Dirigiu com Sérgio Puccini o curta em 16mm Voltei para Buscar os Bolinhos (15min, 2007) selecionado para o 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Todo dia ao meio dia, curta-metragem em fase de finalização, foi selecionado pelo FICC 2007/8.