O Colecionador

VERA GOULART

Pedro Hiller, colecionador de arte

O Colecionador

A Galeria de Arte da Unicamp organizou e inaugura no dia 3 de julho de 2012 a exposição “O Colecionador”.

A mostra tem como principal objetivo apresentar o personagem que desempenha um papel importante no circuito artístico, apresentando parte do acervo de Pedro Hiller, empresário e colecionador paulista, que se declara um obssessivo observador. Nossa tentativa é de apresentar e tentar compreender esse universo: o que leva alguém a pensar, adquirir, preservar e divulgar a obra de artistas contemporâneos? Como essa produção cohabita o mesmo espaço com objetos de arte antigos – a maioria orientais (chineses), gravuras e desenhos históricos, livros antigos e toda uma série de itens que variam, segundo o próprio Hiller entre o sublime e o grotesco? O gosto pessoal e o valor estético são os eixos que constroem essa possibilidade e o amor de Hiller por cada um de seus objetos ou obras é o traço marcante de tudo que se acumula em seus depósitos.

Para a exposição na Galeria de Arte Unicamp o próprio Hiller sugeriu e selecionou cerca de uma centena de obras, entre gravuras e desenhos, dos artistas Marcello Grassmann, George Gutlich, Ana Elisa Dias Baptista, Paulo Sayeg e Vera Goulart, alem de algumas referencias à coleção chinesa.
A mostra, que permanecerá exposta até o final de julho, provocou ainda uma série de conversas e atividades propostas por professores, alunos e funcionários do Instituto de Artes, Centro de Pesquisas em Gravura e Galeria, que serão apresentadas durante o período da exposição. Mesas redondas com artistas convidados, oficinas de gravura, visitas guiadas para alunos de escolas públicas, demonstrações da técnica da gravura e um debate sobre colecionismo são algumas das atividades propostas.

Programação Educativa:

– Debate sobre colecionismo: dia 05 de julho, às 14h00.
Participantes: Ernesto Bonato, Márcio Périgo, Nori Figueiredo e Suzi Frankl Sperber.

– Atendimento com monitoria todos os dias.
Local: Galeria de Arte UNICAMP/IA

– Oficinas:
Dias 03 e 04 de julho e 02 de agosto: com Daniel Schwartz.
Dia 30 de julho, às 14h00: com Nori Figueiredo – Demonstração de impressão com matriz de Marcello Grassmann
Dia 31 de julho, às 14h00: com Natália Gregorini – Xilogravar

Imagens:

Ana Elisa Baptista | George Gutlich | Marcello Grassmann | Paulo Sayeg | Vera Goulart

Ficha Técnica – O colecionador

Maurício Lins de Barros
Nori Figueiredo
Paulo Mugayar Khül
TUNEU (Antonio Carlos Rodrigues)
Suzi Frank Sperber