A Árvore da Vida…

LEONARDA

A Árvore da Vida e Outros Bichos
Pinturas e Cerâmicas

Coordenadora do Masp expõe na Galeria de Arte

Homem e bicho. E a combinação de cores em muitos bons e fortes tons já traduzem algumas características da cultura indígena. Muito mais que uma arte, uma rica fonte de informações baseada em incansáveis pesquisas sobre os costumes de tribos indígenas brasileiras. “É uma pesquisa interminável”, segundo a artista plástica Maria Leonarda Arruda Botelho Lascalla, cujo resultado pode ser conferido em painel 2 x 1,5 m e mais 15 desenhos pintados em cerâmica e tecidos a serem apresentados por Leonarda na exposição “A árvore da vida e outros bichos”, que permanecerá na Galeria de Arte da Unicamp de 1º a 24 de novembro de 2000.

Trata-se de um trabalho antropomorfo, em que a união de homem e bicho que enriquece as lendas dos índios é traduzida nas peças pintadas por Leonarda. O desenho no enorme painel colorido exprime a árvore da vida que, segundo afirmação sua, contém elementos culturais indígenas. É a história não só de um povo, mas de vários povos espalhados pelo Brasil, representada em obras de arte, que a Galeria de Arte é a pioneira em apresentar.

Dedicada à criação artística desde a infância, Leonarda deu os primeiros passos para a divulgação das lendas indígenas aos 20 anos. Aos 37, tornou-se coordenadora de eventos internacionais do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, onde, além de ser responsável por encaminhar obras do acervo do Masp para o Exterior, já organizou grandes eventos, como as exposições de Monet e Michelangelo. Hoje, aos 45 anos, Leonarda continua dividindo seu tempo entre o Masp e suas criações e assina o site www.leonarda.art.br.

leia matérias: Correio Popular | jornal Semana da UNICAMP 1 | jornal Semana da UNICAMP 2

Visite a home-page da artista. Conheça seus trabalhos em outros suportes