ARTE IMPRESSA: Ação e Produção | MARIAZINHA BOCCALETTI – Memória da alta-costura em Campinas

A Galeria do Instituto de Artes – GAIA / UNICAMP convida para as exposições:

“ARTE IMPRESSA: Ação e Produção”

A mostra reúne trabalhos e projetos visuais desenvolvidos pelos participantes do Grupo de pesquisa: gravuras, fotografias, livros de artistas e memórias.

O grupo, ligado ao Instituto de Artes da UNICAMP, propõe não um, ou dois, mas múltiplos olhares sobre o mundo e sobre o papel destes artistas e pesquisadores em ação e atuação sobre o cotidiano. Apresenta os mais variados pensamentos gráficos, diálogos com a fotografia, expande-se através do objeto para o espaço, apropria-se do conceito de livro de artista, da imagem digital, e subverte-os, revelando a inesgotável força da mente criadora. Ressalta também a existência de um imenso e submerso universo aqui apenas sugerido por cada indivíduo, que tem seu mundo próprio amplo e particular em transformação permanente. Linhas, planos, sinuosidades, retidão de formas, luminosidade, profusão de cores e contrastes na valorização do preto e branco, permeados pela presença das novas tecnologias, abrem horizontes e possibilidades nas artes visuais.

O homem reinventa-se, transforma-se, reconstrói-se, mas continua sendo matéria. O que de fato fica, é sua produção visual, resultado de sua essência mais cara.

Paulo Leonel Gomes Vergolino

Curadoria: Luise Weiss e Paulo Vergolino.

Artistas: Adriana Dias, Danilo Perillo, Del Pilar Sallum, Ivanir Cozeniosque, Ligia Minami, Lívia Diniz, Luciane Kunde, Luise Weiss, Márcia Rosa, Márcio Périgo, Marília Lourenço, Monique Allain, Natália Gregorini, Rafaela Jemmene, Simone Peixoto, Wladimir Vaz.

“MARIAZINHA BOCCALETTI – Memória da alta-costura em Campinas”

Com curadoria do Centro de Memória-Unicamp (CMU), a exposição retraça parte da trajetória daquela que foi uma das modistas mais importantes da cidade de Campinas entre as décadas de 1960 e 1980, através de fotografias e criações de Mariazinha, das quais se destacam os desfiles de moda realizados no Tênis Clube de Campinas e no Clube Semanal de Cultura Artística, os eventos sociais, as noivas, as misses da cidade e também as eleitas as “dez mais elegantes de Campinas”, vestidas com suas criações.

Curadoras: Cássia Denise Gonçalves e Marlí Marcondes

www.cmu.unicamp.br